AÇÕES

Blog, Notícias, Vereador

Braz Antunes faz balanço de seu trabalho e fala de projetos no último dia como Vereador neste mandato

Publicado em 30/03/2020

O Vereador Braz Antunes participou nesta segunda-feira (30/3/2020) da primeira Sessão Ordinária virtual da Câmara de Santos, uma medida para conter o avanço do Coronavírus. Esta foi também sua última sessão neste mandato, depois de três anos de atuação. Como Braz é suplente, a saída antecipada acontece com o retorno do titular.

Veja o discurso de Braz na íntegra.

 

DISCUSO DE ENCERRAMENTO DE MANDATO

 

Senhor Presidente

Senhoras Vereadoras

Senhores Vereadores

E toda população.

Boa noite!

 

Não costumo ler discursos em uma Sessão Ordinária, mas o tempo é curto e não posso deixar de citar coisas importantes deste meu Mandato, que nesta segunda-feira, 30 de março de 2020, depois de mais de três anos, chega ao último dia, pois sou Suplente.

Minha despedida desta Legislatura acontece em um momento delicado, em que enfrentamos uma grande pandemia. O Coronavírus mostra sua força ao mundo e paralisa vários países, que adotam o isolamento social como principal medida para conter o avanço do Covid-19.

Por ter formação acadêmica na área de saúde, onde atuo profissionalmente há mais de 40 anos, e após conversar com especialistas, estou convicto que um dos principais fundamentos da Saúde Pública, frente a uma pandemia como a que estamos vivendo, é o comando único. Penso que devemos seguir sob a ótica da saúde e da vida, guiando-nos pelas orientações do Governo Federal, sem deixar de respeitar também os governos estaduais e municipais, que certamente devem estar respaldados e orientados pela Organização Mundial de Saúde, por infectologistas e especialistas do nosso País. E estou certo do trabalho sério do Secretário de Saúde Fábio Ferraz, do Prefeito Paulo Alexandre Barbosa e de toda sua equipe. Hoje mesmo o Prefeito já colocou nas escolas plataforma on-line para Educação a Distância.

Não se trata de optar pela Saúde ou pela Economia. As duas áreas precisam ser cuidadas neste momento de necessário isolamento social. Do ponto de vista econômico, o ministro da Economia já deu os primeiros passos para lidar com os desafios que nos esperam como nação. Segundo ele, medidas maiores e mais amplas virão para amenizar os problemas financeiros dos trabalhadores, idosos, pessoas com deficiência, microempresários e profissionais liberais, assim como o respaldo a empresários para que consigam manter postos de trabalho, não deixando assim milhões de brasileiros desempregados e desamparados em um momento como este. Acredito que Governadores e Prefeitos, dentro de suas possibilidades, seguirão o mesmo caminho.

Especialmente hoje, mais do que nunca, eu escolho a Ciência em detrimento do “achismo”. E o que a comunidade científica recomenda é o isolamento amplo (horizontal). É isso que defendo.

Senhoras e senhores.

Neste último dia como Vereador, gostaria de ressaltar também que saio com a cabeça erguida, com a sensação de dever cumprido e com orgulho deste meu Mandato, das lutas e bandeiras que defendi nesta Casa.

Com o apoio de todos os Vereadores, importantes Projetos de minha autoria se transformaram em Leis:

A Odontologia Hospitalar nos hospitais públicos e privados de Santos, já implantada no Hospital dos Estivadores.

Os Cuidadores de Árvores.

A implantação gradativa do Cabeamento Subterrâneo na Cidade.

A Semana Cultural Gilberto Mendes.

O Museu das Palavras e Falas Santistas.

O Programa Arquitetura nas Escolas.

Deixo, ainda, outros Projetos encaminhados, que tenho certeza de que serão avaliados da melhor forma por esta Casa e aprovados, pois são importantes para Santos. Entre eles:

– O que garante a presença de pelo menos um profissional devidamente capacitado para praticar ações na área cardiovascular nas equipes de urgência e emergência da Cidade, uma medida que certamente terá impacto na redução do número de mortes por eventos cardiovasculares em Santos, um dos mais altos do Estado.

– A proposta, anexada a outros Projetos, que prevê a implantação de defletores de raízes nas árvores, para controlar o crescimento das raízes e solucionar o problema de calçadas quebradas.

– O Projeto que prevê a isenção de IPTU para quem participa do Programa Famílias Acolhedoras, uma alternativa ao acolhimento institucional que favorece o bem-estar das crianças, principalmente das recém-nascidas, que foram afastadas de suas famílias até que elas possam recebê-las novamente ou tenham o processo de adoção efetivado.

– O Projeto de Lei Complementar que inclui as barracas de praia e os carrinhos de vendedores ambulantes que atuam nas praias na obrigação de garantir bituqueiras ou recipientes similares para o depósito de bitucas. É sempre importante lembrar que os resíduos do tabaco contêm mais de 7 mil substâncias químicas tóxicas que contaminam a natureza e que o hábito de fumar mata mais de 7 milhões de pessoas ao ano.

– Por não haver tempo hábil, um colega Vereador apresentará em meu nome o Projeto que prevê a ampliação do horário de atendimento das barracas de praia, que foram prejudicadas com o fim do horário de verão.

– O Projeto que regula o horário de funcionamento de helipontos, das 7 às 22 horas, respeitando a lei do silêncio.

– A implantação da medição individualizada do consumo de água em edifícios novos e antigos, com o objetivo de gerar mais economia para a população e evitar o desperdício de um dos nossos bens mais preciosos.

Todos esses, projetos feitos com a participação da população e, a maioria deles, discutidos em Audiências Públicas.

Enfim, foram muitos trabalhos gratificantes em prol da Cidade, muitas lutas ligadas a causas nobres, como Meio Ambiente, Arborização, Segurança – onde incluo minha participação na implantação da Vizinhança Solidária em vários bairros, desde o início do PVS na Cidade –, ações voltadas às Pessoas com Deficiência, à Saúde da Mulher, à Saúde Bucal, enfim, à Saúde Geral.

Um mandato em que tive a oportunidade de colaborar com projetos importantes realizados por Entidades do Terceiro Setor e com os projetos humanitários dos Rotarys, a partir da destinação de verbas de Emendas Parlamentares.

E a luta vai continuar, sim. Sei que posso colaborar ainda mais com a população e com o desenvolvimento de nossa Santos.

Por tudo isso, sou muito grato!

Muito obrigado a todos os Vereadores, que me acompanharam nesta jornada, ao Prefeito Paulo Alexandre Barbosa e sua equipe.

Agradeço também a Deus, à minha família, à minha assessoria, aos meus amigos, aos meus eleitores e a todos, como você, que me proporcionaram essa oportunidade e contribuíram de alguma maneira com Santos, por meio do meu mandato!

Muito obrigado mesmo !!!

 

BRAZ ANTUNES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *