AÇÕES

Blog, Odontologia, Saúde, Vereador

Trabalho de Braz em benefício da Odontologia brasileira é reconhecido pela Sociedade Paulista de Ortodontia

Publicado em 17/09/2018

O vereador e Cirurgião Dentista Braz Antunes recebe o Prêmio de Honra ao Mérito Jairo Corrêa, concedido pela Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO). A distinção, segundo a entidade, é o reconhecimento e uma homenagem ao profissional que dedica sua vida ao engrandecimento da Odontologia brasileira.

“Tal fato me orgulha muito, porque a Odontologia sempre foi uma luta de vida, não só em benefício da Classe, mas, principalmente, em defesa da saúde da população”, diz Braz, que teve seu projeto que institui a Odontologia Hospitalar em Santos sancionado no início do mês pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

A solenidade de entrega do prêmio acontecerá durante a abertura oficial do 21º Congresso Brasileiro de Ortodontia, no próximo dia 20, a partir das 20 horas, no Palácio das Convenções do Anhembi (Rua Professor Milton Rodrigues, Santana – São Paulo).

Odontologia Hospitalar

Uma das lutas mais recentes do vereador Braz Antunes é a Odontologia Hospitalar. Seu Projeto de Lei foi sancionado no último dia 5 de setembro pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa. Dessa forma, os hospitais públicos e privados de Santos deverão oferecer o serviço aos pacientes internados.

Santos é o segundo município do Estado a ter uma legislação nesse sentido, depois de São Paulo. Mais do que isso, é uma das poucas cidades brasileiras a ter uma legislação com visão integral, no sentido de prestar atendimento a todos os pacientes acamados, e não somente aos que estão internados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A atuação do Cirurgião Dentista e equipe auxiliar no ambiente hospitalar é fundamental na prevenção de infecções, na redução do tempo de internação, além de melhorar a qualidade de vida do paciente. O atendimento ao paciente oncológico também é essencial. “Um efeito colateral frequente da quimioterapia e da radioterapia é a mucosite, inflamação que provoca feridas na boca, afetando a fala e, principalmente, a alimentação, fazendo com que muitas vezes a pessoa receba alimentação parenteral, aumentando os custos do tratamento”.

Outro projeto importante de Braz que virou Lei é o que obriga os estabelecimentos que vendem alimentos a disponibilizar fio dental para utilização dos clientes. A proposta, de 2009, obteve reconhecimento no País inteiro.

O vereador também intermediou a vinda dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para Santos e região, a partir de contatos com o Ministério da Saúde e o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, em 2005.

Braz Antunes Mattos Neto é presidente decano da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDbs) e diretor administrativo do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo para as regiões de Santos e de Registro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *