Blog, Meio Ambiente, Nossa região, Notícias

Aluguel de bicicletas públicas em Santos

Na última sexta feira (30/11) foi inaugurado pela Prefeitura Municipal de Santos o programa de locação gratuita de bicicletas. O sistema, que funciona diariamente das 6 às 22 horas , conta com 150 bicicletas disponíveis para uso, divididas em 15 estações.

O Vereador Braz, Líder do Partido Popular Socialista (PPS) na Câmara Municipal de Santos, vinha lutando desde 2009 pela viabilização desse projeto. No Requerimento nº 1101/2009, o Parlamentar solicitou que fosse estudada a implantação de um sistema de aluguel e empréstimo de bicicletas em pontos estratégicos da Cidade.

Com o programa já  em exercício, o Vereador está muito satisfeito e acredita que Santos ganhará em qualidade de vida da população. “É extremamente importante esse programa para o nosso Município, pois irá diminuir o volume do tráfego e, consequentemente, a poluição automotiva. Destaco também o benefício do programa para a saúde dos munícipes, pois ao usar a bicicleta, melhoramos a nossa respiração e fortalecemos os músculos da perna. Além disso, é uma atividade de lazer, que reduz o nosso stress do dia a dia, e mais um atrativo para os turistas”, enfatiza Braz.

 O Vereador Braz é Presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata das Ciclovias, Bicicletários, Paraciclos e Sistemas Cicloviários no Município. Para mais informações sobre os trabalhos do Vereador Braz, referentes as ciclovias, paraciclos e bicicletários, acesse a Sessão “Ações” neste mesmo site.

 

Como funciona

O sistema conta com 150 bicicletas, divididas em 15 estações espalhadas por Santos. O horário de funcionamento é das 6 às 22 horas, diariamente. Cada posto conta com 10 unidades de transporte. Mas, segundo a CET, até o final de janeiro de 2013 este número passará a ser de 300 bicicletas em 30 estações.

 Para sair pedalando pela Cidade, os usuários precisam, antes, se cadastrar pelo site www.mobilicidade.com.br/bikesantos. Lá, será necessário preencher um formulário e disponibilizar o número de um cartão de crédito. Automaticamente será debitada do usuário a quantia caução de R$ 10,00. Esse valor ficará registrado no cadastro para que sejam coibidos os abusos no programa.

A única despesa que não será reembolsada pelo programa será a dos telefonemas. Isso porque, para desfrutar do veículo, o usuário precisará acionar a central do Bike Santos por meio de um telefonema e informar o código existente na bicicleta.

O número do telefone da central é divulgado durante o cadastro. Os usuários que tiverem aparelhos smartphones podem baixar o aplicativo do sistema sem custo e fazer a retirada da bicicleta virtualmente.

Após a devolução da bicicleta, o usuário terá que esperar 15 minutos para apanhar outro veículo. Caso ocorra algum imprevisto durante o passeio, como quebra de uma peça ou assaltos, é necessário entrar em contato com a central do sistema e informar o problema.

Como existem apenas dez vagas por estação, se o ciclista encontrar lotado o posto em que deseja devolver o veículo, deve, mais uma vez, telefonar para a central do sistema e avisar.

Uma vistoria virtual será feita e o serviço vai informar para qual estação o usuário deve se dirigir para entregar a bicicleta. Nesses casos, será disponibilizada mais meia hora ao ciclista. A devolução será permitida durante 24 horas. (Fonte: A Tribuna Online )