Ações, Blog, CEVs - Comissões Especiais de Vereadores, Vereador

Ao Patriarca, com carinho e respeito

Vice-Governador promete transferir Governo para Santos em homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva.
Quando junho chegar e o atual Vice Márcio França assumir o posto de Governador – Geraldo Alckmin deve se desincompatibilizar -, o Governo Estadual será transferido para Santos. Pelo menos foi o que ele prometeu ao Vereador Braz Antunes Mattos Neto e Telma de Souza, em encontro realizado na manhã de 11 de dezembro no Palácio dos Bandeirantes. Os parlamentares santistas fazem parte da Comissão especial de Vereadores que trata das comemorações do aniversário de José Bonifácio de Andrada e Silva. Braz é o Presidente e Telma é Vice. O terceiro integrante é Ademir Pestana.
A transferência simbólica do Governo em 13 de junho de cada ano, reivindicação levada pela CEV ao Vice Governador, inicialmente foi objeto de Decreto do então Governador em Exercício Cláudio Lembro, em 2006. Em 2013, a Assembleia Legislativa aprovou lei de autoria de Telma oficializando a transferência anualmente.
O encontro com Márcio França contou com a participação do Movimento Pró Memória de José Bonifácio e do Rotary Club de Santos, representados pelos Srs. Arlindo Salgueiro e José Geraldo Barbosa e pela Sra. Graziela Ribeiro de Andrada, descendente direta do Patriarca.
A CEV solicitou que, além da transferência do Governo, seja feita comemoração nas ETECs e na FATEC a respeito do aniversário do santista José Bonifácio e estudos sobre a sua obra e sua vida.
França, que é também Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação não só concordou com os pedidos e foi mais além: sugeriu a criação de um Museu de José Bonifácio (que poderia ser instalado nas dependências do Escolástica Rosa); uma produção cinematográfica e uma encenação teatral sobre a vida do Patriarca da Independência e Herói Nacional. Tudo, segundo ele, para que se perpetue a memória de José Bonifácio, reforçando o símbolo e o mito.
O Vereador Braz propôs que seja firmado entendimento com o Prefeito Paulo Alexandre Barbosa para que o Museu José Bonifácio ocupe parte das instalações do Parque Tecnológico, em fase final de construção. Da mesma forma, o Governo do Estado poderia transferir para aquele local as ETECs e a Fatec, deixando desta forma de pagar aluguel pelo prédio do Escolástica Rosa.
FB_IMG_1513017730435-editada
FB_IMG_1513017720809
Vice-gov.MárcioFrança-Ver.Braz