ACDBS, Artigos, Blog, Indignações, Notícias, Odontologia, Palavras do Braz, Saúde

Cada macaco no seu galho!

O Programa Bem Estar da TV Globo produziu na manhã de sexta-feira (23) um desrespeito sem igual a toda classe odontológica do Brasil. Isso porque uma pergunta encaminhada ao programa sobre Saúde Bucal foi respondida, e de forma errada, por um médico.

A pergunta era sobre anestesia para a retirada dos dentes do siso e foi respondida erradamente pelo médico presente que disse: “O dentista poderia acertar um vaso sanguíneo o que levaria ela a ter uma convulsão na cadeira odontológica. Procure um anestesista para tirar suas dúvidas!”. Infelizmente virou rotina ver médicos respondendo a questões relacionadas à Odontologia no programa Bem Estar.

Como Cirurgião-Dentista e presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista – Regional da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas me sinto desrespeitado por esse médico e pelo programa permitir total desrespeito com os profissionais capacitados da Odontologia nacional. Somos totalmente habilitados a realizar tal procedimento sem risco algum à saúde do paciente. Portanto deveríamos ser chamados a responder a essas questões e não os médicos. E mais, a produção do programa não poderia passar tal pergunta a um médico!

Vale salientar que o risco de acidentes durante uma extração dentária é muito pequeno se forem aplicadas todas as técnicas corretas, que são ensinadas aos dentistas ainda durante a graduação. O Cirurgião Dentista é o profissional de Saúde especialista em Saúde Bucal, capacitado e legalmente apto para a realização de uma anestesia como a citada no Programa Bem Estar.

A posição do médico, com amparo do programa e da própria TV Globo, causa medo e deixa a população apavorada quanto a real capacidade profissional do Cirurgião-Dentista para o procedimento em questão e tantos outros que os odontólogos fazem cotidianamente. É sim um desserviço à saúde, à Odontologia e a população.

Mais uma vez temos que enaltecer o pronto pronunciamento da Diretoria da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) em defesa da classe. Quem conhece o presidente Adriano Foghieri e seus pares sabe como eles trabalham e lutam na defesa da classe nessa centenária entidade que conta com mais de 40 mil associados. Por isso defendo a ampla participação de todos os Cirurgiões-Dentistas, Protéticos, Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal em suas entidades de classe. Só juntos e unidos conseguiremos fortalecer ainda mais a Odontologia Brasileira e Paulista.

ASSISTA A PARTIR DOS 21MIN30 DO VIDEO NO LINK ABAIXO A PARTE
DO PROGRAMA BEM ESTAR DA REDE GLOBO DO DIA 23/8/2013 QUE TEM LEVANTADO ESSA DISCUSSÃO

http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/t/edicoes/v/entenda-como-sao-aplicadas-as-anestesias-raquidiana-e-peridural/2777144/

CONFIRA ABAIXO A NOTA DE REPÚDIO DA APCD AO PROGRAMA BEM ESTAR

Nota de repúdio ao Programa Bem Estar da TV Globo

A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), entidade de classe com mais de 100 anos de história, e uma das principais associações de Odontologia do país, com mais de 40 mil associados, vem por meio desta nota manifestar o seu total descontentamento e repúdio a um erro primário da direção do programa matutino Bem Estar, veiculado pela TV Globo, na manhã de 23 de agosto.

Lamentavelmente, uma pergunta encaminhada ao programa de uma telespectadora sobre anestesia para a retirada dos dentes do siso foi respondida por um médico (ou seja, um colega da área da saúde, porém não da área da Odontologia) de maneira errônea e vexatória para com os profissionais da Odontologia. Infelizmente, não é a primeira vez que isso acontece. Tornou-se uma desconfortável rotina ver médicos, profissionais muito competentes nas suas áreas de atuação, respondendo à questões relacionadas à Odontologia no programa Bem Estar.

No episódio desta manhã, um médico convidado pelo programa respondeu a esta telespectadora que estava ansiosa com a iminente extração de um siso dizendo que o “dentista poderia acertar um vaso sanguíneo o que levaria ela a ter uma convulsão na cadeira odontológica. Procure um anestesista para tirar suas dúvidas!”. Tal colocação, feita por um médico em rede nacional, denigre a imagem de nós, Cirurgiões-Dentistas, profissionais capacitados não apenas a responder a esta questão de maneira esclarecedora, como também totalmente habilitados a realizar tal procedimento sem risco algum à saúde do paciente.

O risco de acontecer qualquer acidente durante uma extração dentária existe, mas é muito pequeno desde que observadas as técnicas corretas e, principalmente, se for feita uma boa anamnese, protocolo que nós, odontológos, somos ensinados a realizar desde a graduação. Além disso, o Cirurgião-Dentista é o profissional da área da saúde especialista na saúde bucal, portanto, bem instruído, capacitado e amparado legalmente para a realização de procedimentos anestésicos como o citado no programa.

Instigar o medo e causar pavor à população em relação aos procedimentos odontológicos, como a retirada do dente do siso, colocando em dúvida a capacidade profissional do Cirurgião-Dentista para exercer sua atividade com segurança em seus pacientes e, principalmente, transmitir uma informação errônea aos telespectadores, é um grande desserviço à Odontologia e à própria sociedade.

Logo, a APCD vem à público dizer da sua total insatisfação e inconformismo diante do fato ocorrido e comunica que enviará um ofício à direção do programa manifestando seu repúdio e exigindo mais respeito aos profissionais Cirurgiões-Dentistas e à própria Odontologia, bem como à população, que merece ser devidamente bem informada por representantes da área acerca dos assuntos relacionados à saúde bucal.

Diretoria da APCD