Blog, Eleições, Minha vida de político, Palavras do Braz, Vereador

Braz fala em Plenário após as Eleições

Na primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santos após as Eleições, em 8 de outubro, o Vereador Braz Antunes Mattos Neto fez uso do seu tempo de fala para fazer um agradecimento especial a todos os eleitores, colaboradores, amigos e familiares e uma breve análise das eleições municipais e de sua campanha.

Braz falou com tristeza sobre a não reeleição, mas com um sentimento de tranquilidade, aprendizado e respeito ao resultado das urnas: “Naturalmente que eu estou chateado, sem hipocrisia. Eu queria muito estar na próxima legislatura, mas Deus não quis e, sobretudo, os votos que obtive não foram suficientes para eu continuar nesta casa. Mas, estou muito calmo, muito tranquilo e, sobretudo, com muito respeito às urnas. São elas que determinam e, mais ninguém, o resultado do pleito eleitoral. A gente aprende mais na derrota do que na vitória. Portanto, só peço a Deus que me ilumine para aprender com essa derrota o que não consegui aprender nesses anos todos de vida”. 

Trecho da Ata da 60ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santos, realizada em 8/10/2012 no Plenário Oswaldo de Rosis.

Boa-noite senhor presidente, boa-noite vereadora Cassandra, boa-noite aos vereadores. Excepcionalmente, hoje – é mais do que esperado -, não vou apresentar trabalhos. Vou fazer uma comunicação, na realidade, sobre as eleições.

Em primeiro lugar, senhor presidente, gostaria de agradecer a Deus pelo dia de ontem. Tive a oportunidade de fazer uma campanha com saúde e quem dá saúde para a gente é Deus. Quero agradecer à minha família que esteve o tempo todo ao meu lado. Quero agradecer à minha assessoria nesta casa que durante oito anos me ajudou muito. Tem assessores que começaram comigo desde o primeiro dia do meu mandato e ficarão até o dia 31 de dezembro. Agradeço bastante a eles, bem como aos colaboradores que me ajudaram durante toda a campanha, admiradores e amigos. Agradeço também ao meu partido, Partido Popular Socialista.

Ao fazer alusão ao meu partido, parabenizo o vereador Marcelo Del Bosco que se saiu de forma brilhante nas urnas. Demonstrou toda sua capacidade, não só nas eleições, mas aqui dentro da Câmara em defesa população. Saúdo seu pai, colega de plenário do meu saudoso pai, Joaquim Carlos Del Bosco Amaral, através de quem saúdo toda sua família, a d. Nono, a Adriana, ao bebê que vem por aí. Que V. Exa. seja muito feliz nos próximos quatro anos e, sobretudo, continue com o seu trabalho em prol de nossa cidade.

Parabéns Marcelo e parabéns também a todos os nossos candidatos, à Fernanda, ao Luque, Antonio Carlos, ao Paulo Alberto, ao Marquinho e tantos outros, como o vereador Marcelo já falou.

Mas gostaria, neste momento, de cumprimentar e nominar os 21 vereadores eleitos, por uma questão de respeito. Já cumprimentei pessoalmente o vereador Sadao Nakai. Acho que você fez por merecer esse título de campeão das urnas. Foi uma votação fantástica, fruto do um trabalho reconhecido pela população. Parabéns ao Banha que também teve uma votação expressiva, parabéns ao Marcus de Rosis, uma pessoa que presidiu esta casa. Conseguiu fazer com que esta casa virasse uma realidade, juntamente com o prefeito. Parabéns ao Furtado que teve uma votação expressiva. Parabéns ao Hugo Duppre que também aumentou a sua votação. Parabéns ao Carabina que volta a esta casa com uma votação maior do que quando saiu desta edilidade. Parabéns ao vereador Manoel Constantino, nosso presidente, que foi reeleito e que sabe muito bem conduzir a nossa casa. Parabéns ao Ademir Pestana que está voltando, ao professo Kenny. Pela minha sensibilidade política eu acreditava que ele estivesse na nossa legislatura. Parabéns ao pastor Roberto de Jesus, presidente da CJR. Fico contente com a sua reeleição, porque o presidente da CJR só toma cacetada e V. Exa. soube conduzir muito bem os trabalhos dessa comissão. Parabéns ao Cacá, vice-prefeito, pela eleição. Cumprimento o meu companheiro Marcelo Del Bosco, o vereador Adilson Júnior, o mais votado do PT. Cumprimento também o Sérgio Santana que me parou na rua e falou que meu pai disse que um dia ele seria vereador e está aí, chegou o dia dele. Cumprimento o vereador Lascane que se reelegeu e que com toda sua experiência contribuirá para o engrandecimento deste Legislativo. Cumprimento ao Douglas Gonçalves, uma grande surpresa, mas uma pessoa que tem seu trabalho também. Cumprimento ao Sandoval, uma pessoa muito querida. Cumprimento ao Dr. Evaldo, meu amigo. Vai ser o representante da saúde nesta casa, um médico que conhece de saúde pública. Cumprimento também o meu amigo Murilo Barleta que vai ter que parar de jogar um pouquinho de futebol e vir aqui para a Câmara. Cumprimento ao professor Igor e ao Teixeira. Queria também cumprimentar todos os vereadores que participaram do pleito.

Este cumprimento é extensivo, naturalmente, à estrela da eleição que foi o Paulo Alexandre Barbosa, juntamente com o seu vice, Eustázio. Fizeram com que Santos entendesse que a eleição deveria terminar no primeiro turno. Então, o Paulo com toda sua capacidade, toda a sua juventude, mas com toda sua experiência, consegue chegar ao Executivo desta cidade e com méritos. É uma pessoa que luta, que trabalha e que tem muita experiência para oferecer. Eu tenho certeza que, com esses vinte e um vereadores, e com o Paulo prefeito teremos um avanço ainda mais significativo nesta cidade.

Terminando, senhor presidente, eu anotei aqui algumas palavras para não me perder. Naturalmente que eu estou chateado, sem hipocrisia. Eu queria muito estar na próxima legislatura, mas Deus não quis e, sobretudo, os votos que obtive não foram suficientes para eu continuar nesta casa. Mas, estou muito calmo, muito tranquilo e, sobretudo, com muito respeito às urnas. São elas que determinam e, mais ninguém, o resultado do pleito eleitoral.

Eu queria dizer que esse resultado foi respaldado pelo excelente trabalho da Justiça Eleitoral aqui, pelo Dr. José Vitor. As eleições nesta cidade, mais uma vez, foram tranquilas e demonstraram que o povo tem a capacidade de assimilar o que é bom para a cidade, de uma maneira não baderneira, de uma maneira tranquila.

Não poderia deixar de dividir a minha tristeza. Sei que cada um a sente de um jeito. Em vinte e quatro horas já consegui me recompor bastante. Quem já sofreu disso, como disse o vereador Odair, sabe que não é fácil passar por esse momento, mas a vida continua. Há vida após as eleições, compartilho disso e essa frase existe até no meu site. Divido essa tristeza um pouco com meus amigos, excelentes vereadores.

Cumprimento também o Reinaldo Martins, o Arlindo Barros a quem deixo um grande abraço. Cumprimento o Boquinha que não está aqui, mas certamente sabe o trabalho que fez. Cumprimento o Fabião que fez um brilhante trabalho nas urnas na disputa para prefeito. Foi uma alternativa limpa, liquida. Mostrou seu potencial e tudo que aprendeu e tudo que sabe, não só pelos anos no Legislativo, mas pelos anos no Executivo também.

Termino, senhor presidente, dizendo uma frase que, doravante, vai me acompanhar. É uma frase já formada, mas compartilho dela: “A gente aprende mais na derrota do que na vitória”. Portanto, só peço a Deus que me ilumine para aprender com essa derrota o que não consegui aprender nesses anos todos de vida.

Modéstia à parte, fiz uma campanha limpa, decente, propositiva, mas que não conseguiu atingir seus objetivos. Mas, de qualquer maneira peço a Deus que me ilumine para aprender aquilo que eu não aprendi, porque é bastante coisa.

Muito obrigado, senhor presidente.

– Palmas.