• 26 Maio

    Campanha Mundial de Saúde Bucal nesta segunda-feira (30)

    cancerbucalA Cidade de Santos irá sediar etapa da Campanha Mundial de Saúde Bucal, intitulada Campanha Sorria Para a Vida, que visa promover ação preventiva de Câncer Bucal por meio de avaliação gratuita da população nesta segunda-feira (30). Das 9 às 17 horas, três odontovans com dentistas voluntários vão atender a população em Santos para exame de detecção precoce de câncer bucal em três praças do Município: Mauá (Centro, no ponto do bonde turístico), Iguatemi Martins (Vila Nova, em frente à policlínica) e Abílio Rodrigues Paes (Aparecida, próximo ao BNH). As pessoas também receberão explicações sobre Saúde Bucal e irão receber uma escova adequada para limpeza dos dentes. Coordenada pelo diretor do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) na Baixada Santista, Braz Antunes Mattos Neto, a atividade é uma promoção da Federação Dentária Internacional (FDI) e da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, com o apoio da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDbs), Prefeitura de Santos, Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). O Câncer Bucal mata quatro mil brasileiros por ano e se for diagnosticado precocemente há grandes chances de cura. A previsão é atender, em Santos, cerca de mil pessoas e encaminhar casos de lesões suspeitas para exames nas universidades e, em caso de tratamento, para rede hospitalar pública local.

    3 CAMPANHA DE CANCER BUCALO presidente da ABCD, Sílvio Cecchetto, defende a filosofia de prevenção a ser adotada em todo o Brasil. A entidade promove em todo o País, até o final de julho, atividades em parceria com suas Seções e Regional, para que a saúde bucal da população, com o trabalho voluntário do cirurgião-dentista, alcance novos patamares de saúde em todas as fases da vida do paciente, pois o saudável é chegar ao fim da vida com todos os dentes.

    A Campanha Sorria para a Vida é realizada pelo FDI em mais de 150 países. No Brasil, a ABCD leva este atendimento à diversas cidades.

    A expectativa dos organizadores é conseguir atender cerca de 1 mil pessoas. “Em anos anteriores atendemos mais de 800 pessoas e registramos 12 casos com lesões pré-cancerígenas e três casos de câncer”, informa Braz Antunes Mattos Neto, que também é conselheiro da ABCD e da APCD.

    Serviço
    Campanha Sorria para a Vida – Prevenção Câncer Bucal Gratuita
    Data –30/05/2016 (Segunda-feira)
    Hora – 09 às 17 Horas
    Locais – Praça Mauá (Centro, no ponto do bonde turístico), Praça Iguatemi Martins (Vila Nova, em frente à policlínica) e Praça Abílio Rodrigues Paes (Aparecida, próximo ao BNH).
    Realização – Federação Dentária Internacional (FDI) e Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD)
    Apoiadores – Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDbs), Prefeitura de Santos, Universidade Santa Cecília (Unisanta) e Universidade Metropolitana de Santos (Unimes).
    Mais Informações para Imprensa – Braz Antunes Mattos Neto –(13)997303425 e Sílvio Cecchetto –(11)994580744

    VEJA OS PRINCIPAIS DADOS SOBRE CÂNCER BUCAL E SAÚDE BUCAL
    Brasil: Câncer bucal mata 4 mil por ano
    *14 mil novos casos a cada ano
    *Doença pode ser evitada com diagnóstico precoce feito por dentista, aos primeiros sinais, encaminhamento e tratamento rápidos.
    *Com diagnóstico precoce, há chance de cura entre 80 a 90% dos casos de câncer bucal
    *Fumo, bebidas e sol: principais fatores de risco
    *Os principais fatores de risco para o câncer bucal são o fumo; ingestão de bebidas alcoólicas; infecções por HPV, principalmente pelo tipo 16, e exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio).
    *O fumo e o uso excessivo de álcool têm sido responsáveis por 90% dos cânceres da cavidade oral e quando consumidos juntos aumentam os riscos dessa doença.
    *Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o uso de qualquer tipo de fumo disponível no mundo, incluindo todos os tipos de cigarro, inclusive o eletrônico, aumenta significativamente os riscos de muitas doenças na cavidade oral, como o câncer bucal.
    *O Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aponta que 83% dos homens com câncer de cabeça e pescoço, aí incluído o câncer bucal, são ou foram fumantes. Dos pacientes tratados, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e, 40%, na faringe ou laringe.
    Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras.

    *Principais sintomas           
    O câncer de boca costuma se apresentar com feridas na boca que demoram a cicatrizar (mais de uma semana) e manchas avermelhadas ou esbranquiçadas (que podem ser confundidas com aftas) nos lábios ou na mucosa bucal. Pode provocar mau hálito, dificuldade para engolir e falar, o aparecimento de caroços no pescoço
    *O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico do câncer bucal nos primeiros estágios da patologia, o que permite o tratamento adequado para salvar a vida.

    *SP é o Estado de maior incidência de casos
    País apresenta, ainda, grave quadro de doenças bucais: além do câncer bucal, cáries, gengivites e perda de dentes podem ser evitadas com ações preventivas: visitas frequentes ao dentista, encaminhamento para centros especializados e tratamento rápido, principalmente nos casos de câncer bucal.

    Veja outros dados de Saúde Bucal no Brasil:
    *56% das crianças com 12 anos têm cárie * 80% das crianças de 5 anos com dentes decíduos (de leite) cariados estão sem tratamento * 51% de jovens entre 15 a 19 anos têm problemas periodontais * apenas 1 em cada 6 brasileiros utiliza o fio dental (auxilia a limpeza mais profunda das gengivas) * em adultos, 69% necessitam de algum tipo de prótese na arcada dental * 23% dos brasileiros entre 5 e 44 anos sentem dor de dentes *

    Confira Braz Antunes falando do evento no Caderno Regional da Santa Cecília TV

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *