Blog, Notícias, Vereador

Comissão Especial de Vereadores da área de Saneamento faz visita técnica a estações da Sabesp

Com o objetivo de conhecer o serviço prestado pela Sabesp não só na Cidade como em toda a região, a Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata de Saneamento realizou uma visita à Estação de Pré-Condicionamento de Esgoto (EPC), que fica no bairro do José Menino, e à Estação de Tratamento de Água de Cubatão (ETA), nesta terça-feira (14/8).

“Foi uma visita técnica, uma oportunidade para os vereadores ampliarem o conhecimento sobre o tema, uma forma de qualificar o debate”, resume o presidente da CEV, vereador Braz Antunes.

Participaram 11 vereadores, assessores e representantes da Prefeitura. Todos foram recebidos pelo superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Sérgio Bekerman. Além de Braz, integraram a comitiva o presidente da Câmara, Adilson dos Santos Júnior, e os vereadores Audrey Kleys, Benedito Furtado, Fabiano da Farmácia, Fabrício Cardoso, Geonísio Pereira, Jorge Fernandes, Lincoln Reis, Roberto Teixeira e Zequinha Teixeira.

Essa visita foi definida em junho, durante audiência em que foram debatidos dois projetos do vereador Braz Antunes na área de Saneamento. “O saneamento básico é provavelmente a vertente mais importante e fundamental para a Saúde. Santos tem motivos para se orgulhar nesse quesito, pois foi exatamente o saneamento iniciado por Saturnino de Brito, há 106 anos, que permitiu que a Cidade se desenvolvesse de fato, livrando-nos de pestes e doenças”, defende Braz.

Para fechar esse ciclo, em setembro, os parlamentares visitarão o Reservatório-Túnel, de água tratada, localizado na parte interna de dois morros vizinhos: o Santa Tereza, em Santos, e o Voturuá, em São Vicente. Segundo a Sabesp, é a maior estrutura para abastecimento de água cravado em rocha do Hemisfério Sul, com capacidade de reservar 110 milhões de litros de água – o mesmo que 44 piscinas olímpicas. A visitação será possível por conta da limpeza do túnel, que é realizada a cada dois ou três anos.