ACDBS, Blog, Notícias, Odontologia, Saúde

Dia Mundial da Saúde Bucal

A Federação Dentária Internacional (FDI) comemora, nesta quinta-feira (20), em todo o mundo o Dia Mundial da Saúde Bucal 2014. O objetivo da data é informar ainda mais jovens e adultos sobre a importância de proteger e manter boca e dentes saudáveis ao longo de toda a vida. A Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), onde Braz Antunes Mattos Neto é conselheiro, está incentivando a campanha por todo o País.

Para o conselheiro da ABCD, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDbs), Braz Antunes Mattos Neto (foto), a data é de suma importância para lembrarmos da necessidade de melhorarmos a Saúde Bucal da população. “Problemas graves de Saúde podem ser ocasionados por problemas bucais, como câncer mesmo, por isso acerta a FDI e a ABCD em realizar essa campanha mundial”.

Braz Antunes Mattos complementa valorizando a necessidade da visita periódica ao Cirurgião Dentista. “É uma prática que pode evitar uma série de problemas, entre eles a cárie, que afeta 56% das crianças brasileiras com 12 anos, ou seja, 1 milhão e 600 mil crianças apenas nessa faixa etária”.

O conselheiro pede empenho dos colegas na divulgação da campanha e da data. “Somos 254 mil Cirurgiões Dentistas espalhados pelo Brasil. Isso representa ¼ da população mundial de profissionais. Se cada Dentista brasileiro colaborar promovendo a importância da Saúde Bucal pelo país iremos conseguir baixar muito o número de incidentes como o Câncer Bucal, por exemplo”; “Queremos chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer bucal, que registra mais de 14 mil novos casos por ano no Brasil, e da manutenção de hábitos saudáveis, como a higiene bucal correta e a visita periódica ao cirurgião-dentista”.

O presidente da ABCD, Sílvio Cecchetto (foto), entende que a data é importante para promover a higiene bucal correta. “Trata-se de um esforço conjunto de diversas frentes odontológicas – entidades, empresas, cirurgiões-dentistas – em favor da promoção da saúde bucal, que ainda é uma grande demanda da população. Temos testemunhado importantes avanços no acesso ao cuidado odontológico, mas precisamos cuidar para que esses avanços cheguem a todos os brasileiros, de maneira irrestrita”, disse Cecchetto.

Para a presidente da FDI, Tin Chun Wong (foto), mostrar que a prevenção é a melhor saída e é o principal tema da campanha movida por sua entidade que pode ser conferida no site http://www.worldoralhealthday.org/. “Mais de 90% da população mundial vai sofrer alguma forma de doença bucal em sua vida, mas muitas delas podem ser tratadas ou prevenidas com uma rotina de cuidados bucais diários”, afirma a presidente da entidade. “Há mais de 1 milhão de profissionais que cuidam da saúde bucal em todo o mundo e esperamos que eles participem, como nossos parceiros, para fazer do Dia Mundial da Saúde Bucal um sucesso global”.

A ABCD já realizou uma ação, segunda-feira (17), que foi uma campanha de detecção precoce de câncer bucal. A campanha aconteceu na Av. Paulista, com exames gratuitos e distribuição de kits de higiene bucal à população. Os exames foram realizados por seis cirurgiões-dentistas voluntários recrutados pela ABCD, que trabalharam na unidade odontológica móvel da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD)/Colgate, sob a marquise do prédio da Fiesp. Entre as pessoas submetidas aos exames estavam homens, mulheres e crianças de todas as classes sociais. Apenas na parte da manhã foram atendidas mais de 200 pessoas, sendo detectados 10 casos suspeitos de câncer bucal, ou seja, 5% do total. Quando necessário, os examinados foram orientados a se encaminharem a tratamento especializado, em lista disponibilizada no odontomóvel.

A exemplo da ação de segunda-feira em São Paulo, diversas atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde Bucal estão sendo realizadas pelas seções e regionais da ABCD em todas as regiões do País. Cirurgião Dentista, procure a sua e informe-se. Primeiro grande desafio da ABCD, segundo seu presidente, a ação vai mobilizar a comunidade odontológica brasileira para a orientação da população sobre a importância da saúde bucal. E para que isso seja possível, é imprescindível a participação das seções e regionais da entidade, localizadas nas cinco regiões do País. “Só conseguimos essa mobilização nacional por meio do engajamento de nossas seções e regionais, que falam de perto com suas comunidades e poderão transmitir as mensagens de prevenção para a saúde bucal ideal da população, alcançando o lema da campanha mundial que é celebrar sorrisos saudáveis”, declara Cecchetto. Para isso, As filiadas da ABCD, seus cirurgiões-dentistas e acadêmicos, estão recebendo suporte para serem eles os comunicadores de informações para a população sobre a importância da saúde bucal para a saúde geral.

Membro oficial da Federação Dentária Internacional (FDI), a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) está presente em todas as regiões do Brasil, apoiando os mais de 254 mil cirurgiões-dentistas brasileiros, fortalecendo a odontologia nacional e promovendo saúde bucal. A ABCD tem forte atuação junto aos gestores de políticas públicas de saúde, à iniciativa privada odontológica, à comunidade acadêmica e à sociedade civil organizada, contribuindo para o desenvolvimento odontológico e social. Por meio de seus cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização, a ABCD e suas seções e regionais são também promotoras de conhecimento, fomentado ainda em atividades culturais e científicas realizadas pela entidade ao longo de todo o ano, como congressos, jornadas e simpósios odontológicos.

A campanha da FDI apresenta um sorriso que transmite a essência da data, conclamando cada Cirurgião Dentista em todo o mundo a participar dessa celebração de sorrisos saudáveis. Ela é baseada em imagens positivas ligadas à boca saudável, tais como rir, comer ou beijar. A entidade espera ver a vitalidade desse sorriso em todos os locais do planeta, do Nepal ao Chile, passando a mensagem de que uma boa saúde bucal pode reduzir o sofrimento causado pelas doenças bucais.

De acordo com a FDI, 90% da população mundial terá alguma doença bucal ao longo de sua vida, de cárie a doenças periodontais e câncer bucal. De todos esses problemas, a cárie é o que mais afeta a população brasileira, e o flagelo começa na infância: segundo dados do Ministério da Saúde, 56% das crianças com 12 anos de idade têm a doença. Bebês de 18 a 36 meses já têm em média um dente cariado. Aos 5 anos de idade mais de 53% das crianças têm mais de dois dentes de leite cariados.

Esse quadro já foi pior há 10 anos, mas ações preventivas mostram que é possível chegar à idade adulta sem cárie. Entre elas está a visita periódica ao cirurgião-dentista, o que pode reduzir em 69% a incidência da doença já entre os pequenos pacientes na faixa etária de 0 a 3 anos. “Com maior rede de atendimento odontológico em todo o País, fluoretação das águas e conscientização em todos os níveis da sociedade pode-se buscar, em um futuro próximo, chegar à saúde bucal ideal, que é manter todos os dentes até o final da vida”, orienta Silvio Cecchetto.

Na África, há 1 cirurgião-dentista para cada 150 mil pessoas. Na Etiópia é um dentista para cada milhão. Cerca de 140 mil pessoas, principalmente na África Subsaariana, América do Sul e Ásia são afetadas por Noma (cancro oral, não obrigatoriamente comunicável às autoridades), doença desfigurante, mortal mas negligenciada, que afeta principalmente crianças e que é responsável por uma taxa de mortalidade de 80% dos casos. No Brasil, o problema não é a quantidade de cirurgiões-dentistas (254 mil), mas sua distribuição irregular nas várias regiões, com densidades e níveis econômicos variáveis da população.