Artigos, Bastidores da política, Blog, Braz na mídia, Cidade de Santos, Imprensa, Notícias, Palavras do Braz, Política, Vereador

Artigo – Um Marco no Legislativo Santista – Marcus De Rosis

Braz Antunes Mattos Neto*

Santos e seus atores políticos foram atingidos por um golpe em seu coração com o falecimento do Vereador Marcus De Rosis. Gostaria de enumerar aqui as milhares de qualidades da pessoa Marcus. Mas, ocupo este espaço para pleitear uma devida homenagem que o parlamento da Cidade deve aquele que é sim um marco em sua história.

Marcus simbolizou como poucos o trabalho de um vereador. Jamais se distanciou de suas bases. Por isso, sempre esteve entre os cinco mais votados em quase todas as eleições que disputou. No plenário, nunca fugiu do embate com os opositores, sempre em alto nível, com argumentos bem fundamentados que garantiram a vários governos caminhos mais suaves. Ele sabia fazer o Legislativo ser respeitado pelo Executivo. Essa postura lhe rendeu o respeito de todos os seus opositores. Marcus era um adversário tão admirável quanto era um aliado ímpar. Detinha uma qualidade que deveria ser obrigação de todos os homens que adentram à vida pública: a palavra. Com Marcus, palavra dada era palavra cumprida. Isso o fez um líder entre os outros edis, entre vários governos de partidos diferentes, e o levou quatro vezes à Presidência da Câmara Municipal de Santos, um recorde que acredito que dificilmente será superado. Ele já detêm o recorde de ter sido o presidente da Câmara mais jovem no cargo, quando em 1995, com apenas 27 anos, assumiu o comando do Legislativo.

Fora essas suas habilidades políticas inigualáveis, Marcus era ousado e realizador. Seu principal feito foi, sem dúvida alguma, a construção da sede própria para o Legislativo Santista, no Castelinho, inaugurada em 2011, mas edificada em sua terceira passagem pela presidência, que durou de 2009 a 2010. Foi ele que atuou, ao lado dos pares de plenário e do então prefeito João Paulo Tavares Papa, para que hoje tivéssemos um espaço próprio do parlamento, independente do Executivo fisicamente. Uma vitória que foi perseguida sem sucesso por diversos ex-presidentes da Casa, como meu saudoso pai Nelson Mattos, e o próprio pai de Marcus, Oswaldo De Rosis, que dá nome ao plenário do Castelinho, homenagem fruto de propositura de minha autoria quando ocupava as tribunas da Casa de Leis. Parece pouco, mas essa medida fez com que o Legislativo gerasse uma economia anual superior ao R$ 1 milhão aos cofres públicos municipais, dinheiro que era gasto com alugueis de espaços para uso da Câmara.

Vejo com muita alegria o prefeito Paulo Alexandre Barbosa colocar o nome dele no ginásio de Ginástica Olímpica inaugurado no dia de seu falecimento, local onde Marcus discursou pela última vez. Afinal, ele foi um dos grandes secretários de Esportes da Cidade, cargo que ocupou de 2001 a 2003 com brilhantismo ímpar. Então o Executivo fez sua parte com agilidade e eficiência. Agora, falta à Câmara, casa onde Marcus viveu mais que com sua família, fazer sua parte e também homenagear essa pessoa que é um marco em sua história.

Portanto, gostaria de propor aos vereadores da atual legislatura, que seja colocado o nome de Marcus De Rosis na sede da Câmara Municipal de Santos. Nada mais justo. Um reconhecimento aquele que foi essencial na conquista do Castelinho como sede própria do Legislativo Santista. Um agradecimento público daqueles que hoje ocupam a tribuna da Câmara aquele que fez dela um marco efetivo de mudanças e da boa política voltada ao serviço público, da independência dos poderes e o atendimento das demandas sociais da população.

*Braz Antunes Mattos Neto é Cirurgião Dentista, Diretor do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo e Vereador de Santos de 2005 a 2012.

CONFIRA O ARTIGO ACIMA PUBLICADO NO JORNAL A TRIBUNA DE SANTOS EM 18/08/2015

A Tribuna 18082015 Tribuna Livre - Marcus De Rosis

CONFIRA NOTA PUBLICADA NA COLUNA DIA A DIA NO JORNAL A TRIBUNA DE SANTOS EM 16/08/2015

 

A Tribuna 16082015 Homenagem marcus de rosis Dia a Dia

de_rosis