AÇÕES

Artigos, Blog, Cidadania, Cidade de Santos, Educação, Indignações, Minha vida de político, Nossa região, Notícias, Palavras do Braz, Política, Projetos do Vereador Braz que se tornaram leis, Saúde, Vereador

Mobilidade passa pelos bicicletários

Publicado em 26/08/2013

Por Braz Antunes Mattos Neto *

A discussão na Baixada atualmente é pela mobilidade. Afinal, é a mobilidade urbana que constrói uma região metropolitana. Fala-se em VLT, túnel pra cá, túnel pra lá, viaduto, ponte, rodovia… mas a única saída que a população tem encontrado para vir do Litoral Sul e Norte para a região central da Baixada são o sistema cicloviário composto pelas ciclovias, ciclofaixas, e outros espaços de incentivo ao uso de bicicletas.

A bicicleta hoje é um modo de transporte e qualidade de vida. A pessoa que pedala pratica um exercício, prima pela sua qualidade de vida e muitas vezes chega aos locais com mais velocidade de quem opta por carro ou mesmo o sistema público de transporte coletivo ainda de péssima qualidade.

Como profissional da Saúde, sou um incentivador do uso das bicicletas. Como ambientalista então, nem se fala, já que os automóveis só andam despejando poluentes em nosso habitat.

bicicletário

Paraciclo da Gibiteca

Sendo assim, como Vereador de 2005 a 2012, apresentei diversos projetos de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte de passageiros. Também sou autor da Lei que estabelece que os equipamentos públicos culturais, educacionais, de lazer ou de saúde, além dos parques, praças, Estação Rodoviária, Terminal do Valongo, estação das barcas, balsas e catraias, postos de salvamento, Paço Municipal e Câmara Municipal devem ser dotados de estacionamento de bicicletas. A lei também prevê que o Poder Público incentive a instalação dos bicicletários em próprios particulares, como shoppings centers, supermercados, estabelecimentos de ensino e praças esportivas.

Recentemente a Imprensa denunciou a reclamação de ciclistas com a falta de vagas para estacionar bicicletas pela Cidade, um problema que já prevíamos há anos, e sempre debatemos com o Poder Público municipal na Comissão Especial de Vereadores que tratava dos bicicletários e paraciclos. Porque pouco foi feito?

A ONG Trânsito Livre fez um mapa bem legal com os locais de onde se é possível estacionar bicicletas em Santos. Confira abaixo:


Visualizar Estacionamentos para Bicicletas em Santos em um mapa maior

Já passou da hora de se fazer cumprir a lei de minha autoria que determina a ampliação das vagas de bicicleta. É uma forma de diminuir os carros nas ruas, incentivar o exercício físico, prevenir problemas de Saúde e com tudo isso criarmos uma Cidade mais saudável, com o meio ambiente preservado e mais feliz.

* Braz Antunes Mattos Neto é Cirurgião Dentista, Mestre em Ortodontia, presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDbs-Regional APCD), ambientalista e ex-Vereador em Santos (2005-2012).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *