AÇÕES

Blog, Notícias, Projetos do Vereador Braz que se tornaram leis, Saúde

Sancionada lei que exige declaração de saúde no Programa Adote um Atleta

Publicado em 29/11/2012

Foi publicada na edição desta terça-feira (27/11) do Diário Oficial do Município a Lei nº 2872/2012, que acrescenta Inciso ao Artigo 4º da Lei nº 2351/2005, que trata do Programa Adote um Atleta. Com essa alteração, proposta pelo Vereador Braz Antunes, todos os atletas inscritos no “Adote” deverão apresentar anualmente declaração assinada por profissional devidamente habilitado de que goza de adequadas condições de saúde geral e saúde bucal para a prática de esportes. A obrigatoriedade atingirá todos os atletas que representam o Município em competições esportivas.

O falecimento do atleta norte americano Laurence Scott Young, da equipe de basquete do Clube Internacional de Regatas/ Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) em novembro de 2011, motivou o Vereador a elaborar tal Projeto de Lei. Laurence sofreu uma cotovelada na boca durante um jogo e morreu após complicações de uma infecção iniciada com o trauma.

Braz, que é Cirurgião-Dentista, Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDbs) e Presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, destaca a importância do acompanhamento regular das condições de saúde geral e saúde bucal dos atletas. “A falta de cuidado com a Saúde Bucal pode mascarar problemas de saúde que podem levar a pessoa até a morte, como a endocardite bacteriana, por exemplo. Por isso, é muito importante que os atletas em nível de competição sejam regularmente examinados, evitando uma infecção mais grave, como ocorreu nesse caso do atleta do basquete”.

Entenda o Caso

O ala/armador norte-americano Laurence Scott Young, de 30 anos, morreu em 6 de novembro de 2011, em Santos, em decorrência de uma infecção generalizada, inicialmente provocada por um problema dentário, segundo notícias veiculadas na Imprensa. O jogador vinha defendendo o clube do Internacional/Santos na primeira divisão do Campeonato Paulista de Basquete. Laurence jogou pelo seu clube pela última vez em 14 de outubro de 2011, quando marcou 20 pontos na derrota para o Jacareí, por 91 a 85, fora de casa. Em seguida, ele foi internado e viu o seu quadro de saúde piorar.

O jogador atuou por vários anos no basquete brasileiro, no qual defendeu CETAF/Vila Velha, Saldanha da Gama, Americana e Metodista/São Bernardo, entre outros times. Já no cenário internacional, o atleta jogou pela Universidade de Rider, time da NCAA (liga de basquete universitário dos Estados Unidos), além de passar por Merry Monk Ballina e Dart Killester, ambos da Irlanda.

Um problema bucal pode matar?

Sim, a endocardite bacteriana pode levar o indivíduo à morte. As bactérias existentes na cavidade bucal podem facilmente cair na circulação sanguínea e chegar ao coração e outros órgãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *