Blog, Notícias

Uma Vila Criativa para quem mais precisa – Espaço na Vila Nova terá nome de Nelson Antunes Mattos

Vidas sem perspectivas, sem esperança, sem sonhos e sem acesso aos caminhos que levam ao conhecimento. Esta triste situação costuma assaltar as populações mais carentes e aumentar o sofrimento cotidiano, aonde inclusão é apenas um vocábulo gasto. Houve um tempo em que a área do Mercado Municipal era muito procurada e frequentada por boa parte da população santista. Mas os tempos não são mais os mesmos e a condição econômica dos moradores locais tornou-se angustiante, para não dizer degradante.

Mas como é que se dá início à mudança, ao crescimento individual e coletivo, à melhoria de vida?

Bem, não basta gerar o crescimento de renda se, ao mesmo tempo, não houver uma espécie de revolução cultural. A ascensão social e a redução das desigualdades dependem fundamentalmente da democratização do conhecimento, do oferecimento de um suporte cultural e educacional básico, do desenvolvimento do pensamento além de lazer, esportes, diversão e arte.

Tudo isso será oferecido pela Vila Criativa – Unidade Vila Nova “Vereador Nelson Antunes Mattos”, a ser inaugurada neste sábado, 30 de junho de 2018, às 11h. O endereço é Praça Rui Ribeiro Couto, s/n°, Vila Nova.

Ex-vereador (1956/1982), ex-presidente da Câmara Municipal (1975-1976), ex-secretário municipal de Administração, advogado e contador, Nelson foi presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia durante oito gestões, a partir de 1956. Pai do atual Vereador Braz Antunes Mattos Neto, faleceu em 6 de fevereiro de 2012, aos 85 anos. Nascido e criado exatamente na região do Mercado, é figura importante na história política e sindical da Cidade. Foi um dos fundadores do histórico Fórum Sindical de Debates.

Hábil negociador e estrategista, atuou de forma decisiva para a manutenção da existência das categorias de trabalhadores portuários avulsos, então seriamente ameaçadas de serem extintas no início da década de 90.

O prédio da Vila Criativa – Unidade Vila Nova, um grande centro cultural e esportivo, tem três andares e abrigará área para exposições e eventos, salas de convivência, espaço cultural, salas para educação artística, auditório e miniquadra poliesportiva com vestiários, sala de musculação, brinquedoteca, cinema e sala de balé.

O local terá cursos voltados a várias práticas artísticas, incluindo instrumentos musicais, bandas e fanfarras, artes plásticas, artesanato, hip hop, dança de salão etc. Os investimentos foram superiores a R$ 3 milhões.

Uma das suas funções será promover lazer e convivência para a população, além de abrigar a Sociedade de Melhoramentos do Bairro da Vila Nova.

O Vereador Braz espera que o Centro induza de fato a necessária revitalização do bairro, que em breve receberá o VLT, em seu novo trecho. “A comunidade precisa e carece de um equipamento desse porte, que pode ser o ponto de partida por um forte movimento de promoção da comunidade”.