Artigos, Bastidores da política, Blog, Cidade de Santos, Meio Ambiente, Notícias, Palavras do Braz, Vereador

Santos e a utilização consciente do solo

* Por Braz Antunes Mattos Neto

Como cidadão santista atento aos problemas de nossa Cidade, principalmente os de poluição visual e ambiental, sou um incentivador da utilização do subsolo de Santos, mas de forma consciente e responsável.

No período em que exerci um dos meus dois mandatos como Vereador (2005-2012), apresentei ainda durante meu primeiro ano de mandato (2005), diversos projetos buscando transferir para o subsolo toda a fiação elétrica, de cabos de TV, telefônicos e assemelhados para que pudéssemos ocupar os espaços dos postes com mais árvores compondo o habitat urbano. Claro que de forma com que o subsolo não fosse comprometido. Isso sempre me colocou de frente com os interesses da concessionária de energia elétrica que atua na Cidade, que sempre alegava custos elevadíssimos para fazer essa troca. Mas, graças ao nosso trabalho e apoio do ex-prefeito João Paulo Tavares Papa, conseguimos transformar em cabeamento subterrâneo diversos espaços de Santos, como algumas partes da Rua XV de Novembro, no Teatro Guarany e na Igreja do Carmo.

Contentores de Lixo de Santos

O assunto volta à tona, com a vontade do atual prefeito, Paulo Alexandre Barbosa, em transferir para o subsolo a localização dos contentores de lixo, que é outra iniciativa da administração anterior em outubro de 2011 tomada após diversas sugestões apresentadas por este então Vereador à Câmara. Os contentores de lixo são importantes podem concentrar grandes quantidades de resíduos, embalados de forma correta e permitem agilidade na coleta dos mesmos. Além disso, evitam exposição de lixo e possível contaminação do meio ambiente. O sucesso dos contentores são mostrados em números. São mais de 1.910 espalhados pela Cidade. Todos os containers são limpos uma vez por mês e o lixo é coletado diariamente. Cada contentor que poderá ir para o subsolo terá capacidade de 3.300 litros divididos em três caixas de 1.100 cada.

Transferir o lixo para o subsolo terá que vir acompanhado com uma grande fiscalização ambiental, de forma a garantir que esses contentores não contaminem ainda mais nosso lençol freático e nosso solo. A intenção de se começar pelos pontos turísticos é estratégica e importante pois, por mais que reconheçamos a importância funcional dos contentores, eles ocupam espaço físico e não colaboram com a impressão que o turista leva da Cidade.

Cabe também a todo santista, como cidadão ambiental, zelar pela limpeza do Município, descartando acertadamente seus resíduos, em embalagem correta e local preparado para isso. Rua não é lugar para lixo, não importa o tamanho, se é o descarte de um móvel ou a bituca do cigarro ou o copo do cafezinho, ou mesmo o papel da bala.

Tenho convicção que o prefeito e os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente só irão para a frente com essa ideia após sérios e minuciosos estudos que garantam que os recursos ambientais da Cidade, que já estão escassos, não sofram danos desnecessários.

* Braz Antunes Mattos Neto é Cirurgião Dentista, Mestre em Ortodontia, presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDbs-Regional APCD), ambientalista e ex-Vereador em Santos (2005-2012).