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Veículos demais, problemas demais…

Trânsito em Santos Imagem G1

Trânsito em Santos
Imagem G1

A média brasileira é de 178 veículos para cada mil habitantes. A média mundial é de 127 veículos por cada mil habitantes. Em Santos, são 361 veículos por mil habitantes, número que se aproxima de São Paulo (421), principalmente porque a taxa de crescimento da frota santista é 6,81%, praticamente o dobro da capital paulista (3,02%).

Com tantos veículos assim nas ruas (um veículo para cada dois habitantes), dentro de uma área insular bastante limitada (39,4 quilômetros quadrados), é óbvio que os problemas de trânsito só aumentam.

Para discutir estes problemas, em busca da necessária fluidez no trânsito, é que o Vereador Braz Antunes Mattos Neto (PSD) promoveu em 30 de junho uma audiência pública com a participação da equipe técnica da CET. Entre as muitas questões levantadas pelo vereador e pela plateia, foram abordados temas como o estacionamento na orla das praias, o acesso às balsas e o tráfego confuso na Ponta da Praia (foi anunciada a implantação de um novo projeto para controlar e reduzir o caos atual), o transporte coletivo, as ciclovias, etc. Aliás, os ciclistas receberam uma ótima notícia: a CET considera, pelas palavras de seu presidente Rogério Vilani, as ciclovias como prioridade absoluta, especialmente porque a bicicleta é um hábito santista dos mais arraigados. Mais ainda: o foco agora é a implantação – finalmente! – de bicicletários. Em Santos não existe nenhum equipamento deste tipo, com área fechada, segurança, serviços e tudo mais. O que temos por aqui são apenas paraciclos, pequenas estruturas onde o usuário prende o seu veículo, sem nenhuma segurança. E mesmo assim são poucos.

O presidente da CET destacou também o projeto de mobilidade para a Nossa Senhora de Fátima, com recursos federais, que incluem corredores de ônibus, o término da ciclovia e a sua interligação com a ciclovia da Martins Fontes, o que facilitará em muito o tráfego de bicicletas, intenso naquela região.

Foram discutidos outros pontos importantes, como a questão da conscientização dos motoristas quanto ao respeito às faixas de segurança para pedestres, a iluminação nos locais em que existem faixas vivas (principalmente na orla) e a necessidade de remodelação da Estação Rodoviária.

O Vereador Braz destacou a questão dos imensos problemas gerados pela fila de acesso às balsas, recebendo a informação da CET de que está em fase de detalhamento a implantação de um projeto específico para o local. “A situação ali é uma das mais críticas da Cidade, juntamente com o trânsito na Francisco Glicério com o Canal 3. Existe um ponto de ônibus e os coletivos são prejudicados pela fila preferencial das balsas; há a travessia e o Mercado de Peixe, que atrai movimento. Ou seja, há uma convergência de interesses. No lado de Guarujá, a questão foi equacionada, com a fila do lado esquerdo, mas eles têm um bolsão, têm espaço. Aqui, o Ministério Público e a CET estão pressionando a Dersa em busca de uma adequação. Sabe aquele grande jardim que há na área de acesso? Pois estamos cobrando que a Dersa faça investimentos ali, para utilização daquele espaço para melhorar a fluidez, para comportar os veículos”.

A Diretora de Planejamento e Projetos da CET, Luciene Beck, explicou que o plano prevê a entrada no Canal 7 de todos os veículos preferenciais que se dirigem às balsas, que seguirão pela Avenida Rei Alberto I até o atracadouro, invertendo-se a mão de direção no último trecho da Saldanha da Gama , aonde hoje existe um canteiro e um ponto de táxi. Segundo a Diretora, fora de temporada foi registrada a média de 93 veículos preferenciais por hora.

Informações importantes: a CET está verificando no mercado para a implantação de aplicativo para a utilização do Estacionamento Regulamentado. Com o acesso virtual, o motorista não precisará sair do veículo para utilizar o ER. O número de mortes em função do trânsito sofreu redução de 30% e de 80% quanto aos acidentes graves. Para aumentar ainda mais a segurança, serão implantados novos semáforos para pedestres e faixas vivas. E a questão da Educação Para o Trânsito terá neste semestre o projeto Trânsito do Futuro, com atuação junto às escolas, com palestras adequadas a cada faixa etária, segundo revelou a Gerente de Educação da empresa, Regiane Andrade. Novos corredores de ônibus serão implantados nas avenidas Nossa Senhora de Fátima, Martins Fontes e Senador Feijó, interligando todo o circuito.
Para o presidente da CET, as soluções voltadas ao transporte individual rapidamente chegam à saturação. Por isso, o ideal é convencer as pessoas a deixarem de utilizar os carros particulares, para que passem a usar o transporte coletivo. Este tem que ser viável para todos. “Importante é melhorar as condições de mobilidade”, comentou.

Além dos citados, fizeram parte da mesa da audiência o Dr. Wellington Ladislau, coordenador da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB e João Carlos Almeida, o Cakulé, presidente do Conselho Municipal das Entidades de Bairro-Comeb.

Assessoria do Vereador Braz Antunes Mattos Neto (PSD)
(13) 3219-6391

Componentes da mesa da audiência pública sobre fluidez no trânsito presidida pelo Vereador Braz Antunes.

Componentes da mesa da audiência pública sobre fluidez no trânsito presidida pelo Vereador Braz Antunes.