Imprensa, Notícias, Tiradentes

#NaMídia: O legado de Tiradentes (artigo A Tribuna Santos)

Nesta quinta-feira (21/4), o artigo intitulado “O legado de Tiradentes” foi publicado em A Tribuna de Santos, na página 2 do impresso, seção “Tribuna Livre”. O texto de autoria do cirurgião dentista Braz Antunes provoca uma reflexão sobre a trajetória do Patrono Cívico da Nação Brasileira e, também, Patrono da Odontologia. Confira o artigo na íntegra:

O legado de Tiradentes
Por Braz Antunes Mattos Neto*

Os feriados nacionais sempre carregam grandes ensinamentos que vão muito além da História e da Historiografia do Brasil. Talvez, para muitos, seja apenas um dia a mais de descanso, uma forma de sair um pouco da rotina intensa de trabalho, estudos e outros afazeres obrigatórios. Mas a referência deste 21 de abril não pode passar despercebida.

Completam-se, hoje, 230 anos da execução pública – por enforcamento e, posteriormente, esquartejamento do corpo – de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Patrono Cívico da Nação Brasileira e Patrono da Odontologia, ficou conhecido pelo ativismo político e por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira. Motivada pelo Iluminismo da Europa e pela Independência dos Estados Unidos, foi um dos movimentos de reivindicação à independência do País e de enfrentamento à Coroa Portuguesa.

A morte de Tiradentes é carregada de lições. Um deles, o simbolismo de ideais republicanos, antes mesmo da Proclamação da República, que só aconteceria em 1889. Não menos importante, são os valores de liberdade e democracia. Valores estes, até então, muito difíceis de serem conquistados. Todavia, o Alferes procurou uma nova ordem social, mais igualitária e fraterna.

Na Odontologia, Tiradentes tornou-se um marco para a valorização do Cirurgião Dentista, profissão essa que tenho orgulho em exercer e que representa parte da minha trajetória política, baseada em uma luta classista e democrática. Ele, que não à toa levava a alcunha de Tiradentes, revolucionou nosso ofício ainda em 1790, porque passou a esculpir coroas artificiais com ossos de animais para substituir os dentes ausentes, implantando de forma mais simples e menos dolorida.

Atualmente regulamentada e reconhecida, a Odontologia traz, nos dias de hoje, importantes lições quanto à saúde pública. A primeira delas, constantemente divulgada em campanhas dos Conselhos de Classe, é de que a saúde começa pela boca – e por mais clichê que pareça, a visita regular ao Cirurgião Dentista e os cuidados constantes com a escovação são a combinação perfeita para a prevenção de doenças. Uma das leis de minha autoria, enquanto vereador no mandato de 2017 a 2020, prevê a implantação da Odontologia Hospitalar em hospitais públicos e privados de Santos, sendo o Hospital dos Estivadores o pioneiro a instalar este serviço. Terceira cidade no País a ter essa legislação, foi um marco na valorização do Cirurgião Dentista, ampliando o serviço à população de Santos. A pandemia da COVID-19 é um tenebroso momento em que a figura do Cirurgião Dentista torna-se essencial nas equipes multidisciplinares de Saúde, nos leitos regulares e nas UTI’s, evitando o contágio e outros agravos causados pela intubação.

Mas como figura política e professor universitário, não posso ignorar que precisamos avançar mais ainda nas políticas públicas voltadas à saúde do indivíduo através da Odontologia. Faz-se necessário investir nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), sendo que tenho muito orgulho de ser o articulador para a instalação deles nas cidades da Baixada Santista, que garante tratamento especializado para a população. E neste dia dedicado à memória de Tiradentes, conclamo a todos os brasileiros a fazer uma reflexão sobre sua corajosa trajetória, dando sua própria vida pela nossa liberdade.

*Braz Antunes Mattos Neto é Cirurgião Dentista e Mestre em Ortodontia