Nossa região, Notícias

Morre Dom David Picão, bispo emérito de Santos

Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Santos
Faleceu Dom David Picão, bispo emérito de Santos e pró-reitor de Pastoral da UniSantos. Universidade decreta luto oficial de três dias. Atividades administrativas e acadêmicas estão suspensas, a partir das 12 horas desta quinta-feira

Faleceu hoje, às 8h30, o bispo emérito de Santos e pró-reitor de Pastoral da UniSantos, Dom David Picão. Internado desde o último sábado, no Hospital São Lucas, em Santos, Dom David estava na UTI, por apresentar um quadro grave de Pneumonia. O corpo será velado, a partir da tarde de hoje, na Catedral de Santos e amanhã, 1º de Maio, haverá, às 16 horas, missa de corpo presente e em seguida haverá sepultamento na Cripta da própria Catedral. A UNISANTOS decreta luto oficial de três dias e suspende as atividades administrativas e acadêmicas, a partir das 12 horas desta quinta-feira (30).

Dom David Picão nasceu em Ribeirão Preto (SP), em 18 de agosto de 1923, filho de Joaquim Ramos Picão e Maria da Piedade Picão. Estudou nos Seminários de Campinas e Central do Ipiranga. Em 1947, em Roma, terminou Teologia e estudou Direito Canônico na Universidade Gregoriana. Recebeu a Ordenação Sacerdotal na “Chiesa del Gesú”, em Roma, em 10 de outubro de 1948.

Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, para onde retornou em 1950, exerceu os cargos de Professor e Diretor Espiritual do Seminário Diocesano “Maria Imaculada”, Chanceler do Arcebispado e Procurador da Mitra Arquidiocesana e Assistente Eclesiástico de vários Movimentos. Em 14 de maio de 1960, foi nomeado Bispo da nova Diocese de São João da Boa Vista (SP), sendo sagrado em 31 de julho de 1960 na Catedral de Ribeirão Preto. Neste mesmo dia, tomou posse na nova Diocese. Em 11 de maio de 1963 foi transferido para Santos como Bispo Coadjutor, com direito à sucessão, tomando posse em 22 de junho do mesmo ano.

Tendo Dom Idílio José Soares renunciado à Diocese, Dom David assumiu na qualidade de 4º Bispo Diocesano de Santos, em 13 de dezembro de 1966. Neste mesmo ano, assumiu a presidência da Sociedade Visconde de S. Leopoldo, mantenedora da UniSantos e do Liceu Santista. Em 1986, com o reconhecimento da Universidade Católica de Santos, assumiu também como chanceler da instituição, cargo que exerceu por mais de 35 anos.

Em 1996, Dom David recebeu, da Câmara Municipal de Santos, o título de Cidadão Emérito Santista. Em 1998, foi homenageado pela Câmara Municipal de Santos, com placa comemorativa pelos 35 anos de atividades à frente da Diocese de Santos. Em 2000, Dom David Picão recebeu o título de Cidadão Vicentino.

Em julho de 2000, o Vaticano aceita a renúncia de Dom David, enviada em julho de 1998, quando ele completou 75 anos de idade. Automaticamente, deixa de ser presidente da Sociedade Visconde de São Leopoldo e chanceler da UniSantos. Dom David torna-se bispo emérito de Santos e, em 2002, assume como pró-reitor de Pastoral da UniSantos.

Fundação Dom David

Por ocasião do Jubileu Episcopal de Prata de Dom David Picão, em 31 de julho de 1985 foi criada a Fundação Dom David, entidade filantrópica, cuja finalidade, até hoje, é agilizar e ampliar o sistema de atendimento a alunos carentes por meio da concessão e administração de bolsas de estudo, e outras formas de assistência.

Estudos: Filosofia, Teologia e Direito Canônico (Licenciatura).
Ministérios: Promotor Nacional do “Apostolado do Mar”; Presidente da Comissão Episcopal Regional Sul 1; Membro do Setor de Comunicação Social e Educação – CEP; Membro da Comissão de Educação do CELAM-Conselho Episcopal Latino Americano.