Bastidores da política, Notícias, Política, PPS

Morre Marcelo Gato, grande personalidade da Política santista

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (26/11) em virtude de um câncer no esôfago, aos 71 anos, o ex-Deputado Federal e ex-Vereador Alberto Marcelo Gato. O velório aconteceu no Memorial Necríopole Ecumênica e a cremação do corpo ocorreu às 15 horas desta terça-feira.

Marcelo Gato foi uma grande personalidade da política santista e do meio sindical. Foi símbolo da resistência ao regime militar, tendo em 5 de janeiro de 1976 juntamente com o também ex-Deputado e ex-Vereador Nelson Fabiano Sobrinho seu mandato cassado por 10 anos após um Decreto do Ato Inconstitucional nº 5 (AI-5).

Em 17  de março de 2006, a Câmara Municipal de Santos realizou um Ato Público em homenagem a Marcelo Gato e Nelson Fabiano, em virtude dos 30 anos de cassação dos seus mandatos políticos. O Vereador Braz foi o autor da homenagem e proferiu discurso na histórica Sala Princesa Isabel. “Gato e Fabiano foram dois legítimos representantes do que havia de melhor na política santista. Este Ato Público representou uma homenagem a essas duas grandes figuras que sofreram em um período extremamente difícil da política nacional – a ditadura militar – que esperamos nunca mais se repita. Precisamos lembrar sempre os nomes daqueles que resistiram”, destacou o Vereador do PPS.

Marcelo Gato foi Vereador à Câmara Municipal de Santos em 1973 e foi colega de Plenário de Nelson Antunes Mattos, pai do Vereador Braz. “Meu pai esteve presente no Ato Público, assim como o próprio Nelson Fabiano, Roberto Mehanna Khamis e Rubens Lara, que também foram Vereadores naquela Legislatura de 1973 a 1977, entre outras importantes personalidades. Foi uma grande honra participar desse momento tão importante para a nossa política, que perdeu mais um de seus digníssimos representantes”, declarou Braz.