Notícias, Sindical/Porto

Nelson Antunes Mattos recebe homenagem da comunidade negra

O sindicalista, ex-Vereador e ex-Presidente da Câmara Municipal de Santos, Nelson Antunes Mattos, receberá na noite desta sexta-feira, 19 de novembro, o troféu “Zumbi dos Palmares”. A homenagem será concedida pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra, no auditório da OAB – Subsecção de Santos.

Nelson Mattos nasceu em Santos em 13 de março de 1926. Contador e Advogado, exerceu a Presidência do Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Santos durante oito gestões, a partir de 1953. É um dos nomes mais respeitados da história do sindicalismo santista e profundo conhecedor das questões portuárias. Foi um dos fundadores da Federação Nacional dos Portuários e do extinto Fórum Sindical de Debates, órgão lendário, do qual foi também secretário.

Candidatou-se a Vereador e foi eleito pelo PDC, tomando posse em 1956, ao lado de nomes como Oswaldo Justo, Fernando Oliva, José Gonçalves, João Inácio de Souza, Agostinho Ferramenta, Antonio Bento de Amorin Filho, Remo Petrarchi, Joaquim Coutinho Marques, Júlio Moreno, Luiz La Scalla e Arthur Rivau, a quem considera o seu grande professor. Naquela época, os vereadores eram 31. Nelson foi o segundo mais votado (Rivau o primeiro e Oliva o terceiro).

Nelson foi vereador durante 26 anos seguidos, até 1982, sendo inclusive Presidente da Câmara no período de 1975 a 1977. Decidiu não se candidatar novamente, encerrando “invicto” a sua carreira política. Continuou porém na vida sindical.

Até hoje, com 84 anos de idade, Nelson mantem o mesmo interesse pelas coisas da política e acompanha de perto a carreira de seu filho, Braz Antunes Mattos Neto, que está em seu segundo mandato como Vereador pelo PPS.

Nelson agradece o reconhecimento do Conselho Municipal da Comunidade Negra. “Agradeço a homenagem, com muita honra, mas reconheço que qualquer homenagem que se preste à minha pessoa ou a qualquer entidade é pouco, comparado ao que a comunidade negra merece. Eles são muito credores, trabalhadores e lutadores”.