Blog, Sem categoria

Homenagem ao Sindicato dos Conferentes de Santos é marcada por muitas lembranças e emoção

A Sessão Solene em homenagem aos 85 anos de fundação do Sindicato dos Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia do Porto de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e São Sebastião, foi marcada por muitas lembranças e emoção. Realizada na noite sexta-feira (15/6), na Câmara Municipal, a solenidade foi uma propositura do Vereador Braz Antunes, que fez o discurso de saudação – um verdadeiro resgate da história da entidade.

“O “seo” Nelson, meu pai, hoje com certeza está olhando pelos seus companheiros Conferentes. Pois a vida inteira dele foi organizada pensando no Sindicato, nos seus amigos Conferentes. A minha infância e adolescência foram assim, conhecendo sindicalistas na sala da nossa casa, ouvindo suas histórias e suas lutas. E percebendo que aquilo tudo não era somente uma atividade, era parte importante da sua personalidade, da sua ideologia, das suas crenças”, disse o parlamentar, cujo pai, Nelson Antunes Mattos, foi presidente da entidade.

O atual presidente, Marco Antonio Tadeu Deniz Sanches, recebeu a placa em homenagem ao Sindicato. O pai dele, Salvador Sanches, também fez parte dos tempos gloriosos da entidade.

“A grande verdade é que nós viemos da mesma história, desde a infância. O Braz é um amigo, e só tenho que agradecer por esse momento que está proporcionando ao nosso Sindicato, o que nos deixa muito envaidecidos. Chegar a 85 anos, no cais do Porto, não é fácil”, disse Marco Sanches, para quem a homenagem ficará gravada para sempre. “Em nome de toda a minha diretoria e dos 400 conferentes associados, agradeço de todo o coração ao povo de Santos, que, através da Câmara Municipal, muito nos honrou com essa bonita e inesquecível homenagem. E que venha nosso centenário”.

Fundada em 18 de dezembro de 1932, pouco mais de dois meses depois do término da Revolução Constitucionalista, a entidade construiu ao longo de todos esses anos um rico histórico de relevantes serviços prestados ao maior e mais importante complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos.

Para Braz, o Sindicato “merece ser homenageado pelo Legislativo santista, por tudo que representa, por tudo o que ajudou a construir, pela participação efetiva na organização sindical e trabalhista, pelos seus ideais e sua concepção de trabalho justo. E por ter colaborado durante todo esse tempo para o crescimento, desenvolvimento e maturidade da Cidade”.

Estiveram presentes na solenidade conferentes e familiares, autoridades, empresários e convidados da população em geral.