Nossa região, Notícias

Protestos contra censura e ‘acordão’

Fonte: ABI
Em dois documentos enviados à ABI, vereadores de Santos, em São Paulo, e do município de Toledo, no Paraná, protestaram contra a decisão judicial que vem impondo censura ao jornal A Tribuna e manifestaram preocupação com um possível arquivamento das Comissões Parlamentares de Inquérito que apuram denúncias de corrupção.
No ofício vindo do Paraná, o Presidente da Câmara Municipal de Toledo, Winfried Mossinger, comunicou à ABI a manifestação do Vereador Leoclides Bisognin, enviada ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados, para que não haja o arquivamento dos trabalhos das CPIs do Mensalão e dos Correios. A decisão de enviar o expediente ao Congresso Nacional foi aprovada em sessão ordinária e o documento pede, entre outras coisas, que seja afastada a hipótese de um “acordão”, sem que “os culpados sofram a devida punição”.
Censura
No comunicado assinado por seu Presidente, Vereador Paulo Gomes Barbosa, a Câmara Municipal de Santos informa a ABI sobre a moção de apoio manifestada ao proprietário do jornal A Tribuna, em razão da “equivocada e infeliz decisão judicial que vem impondo verdadeira censura” ao periódico santista.
A iniciativa partiu de um requerimento do Vereador Braz Antunes Mattos Neto, referendado pelas colegas Sandra Arantes Felinto e Suely Morgado, e contou com o apoio dos também vereadores Antonio Carlos Banha Joaquim, Fábio Nunes, Jorge Vieira, José Lascane, Manoel Constantino, Marcelo Del Bosco, Marcus de Rosis e Reinaldo Martins.
Em sua manifestação, os vereadores chamam a atenção para o fato de que a população de Santos vem sendo privada de informações sobre o desvio de dinheiro público e destacam que é obrigação de toda coletividade protestar contra tal procedimento da Justiça, que “coloca em risco um dos bens mais preciosos da humanidade: a liberdade de imprensa”.