Artigos, Blog, Braz na mídia, Odontologia

Dias de lutas, dias de glórias

Braz Antunes Mattos Neto*

Nesta sexta-feira (25), comemoramos mais um Dia do Cirurgião-Dentista Brasileiro. Além de aproveitarmos a data para festejarmos, devemos refletir sobre a situação atual deste profissional e da Odontologia na sociedade em que vivemos.

Hoje, a Odontologia brasileira desfruta das técnicas mais avançadas do mundo em todas as suas especialidades. Por exemplo, na Ortodontia, as correções dentárias em harmonia com a face são mais rápidas e eficientes. As restaurações estéticas estão beirando a perfeição da natureza. O restabelecimento estético e funcional, através dos implantes dentários, está em patamares jamais atingidos no passado.

Também conseguimos desmistificar que a Odontologia não é apenas uma questão estética, mas de Saúde. Afinal, todos sabem que o Câncer Bucal é o oitavo em incidência no mundo. Graças ao alerta da Classe Odontológica, hoje a população está atenta para a Endocardite Bacteriana, uma patologia que caso instalada pode levar à morte.

Entretanto, se por um lado, a Odontologia avançou muito cientificamente, existem problemas batendo na porta dos consultórios que merecem a atenção dos profissionais, pacientes e do Poder Público. Um deles está relacionado os famigerados e abusivos planos odontológicos. É óbvio que existem planos que atuam corretamente, mas esses são a exceção nesse competitivo mercado. Hoje, a regra geral são planos que remuneram de forma equivocada e aviltante os profissionais, questionam procedimentos feitos em pacientes e não pagam pelos mesmos, sem qualquer embassamento técnico e científico. Esses planos merecem uma fiscalização mais atuante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta seu funcionamento, para salvaguardar os direitos dos pacientes e dos profissionais. Em nosso entendimento, não são necessários maus intermediários na relação paciente-dentista.

Outra angústia que aflige o Cirurgião-Dentista é a alta carga tributária que ele é submetido em seu consultório. Nossa categoria é prestadora de serviço e busca há alguns anos sua inclusão no Simples Nacional, uma maneira de diminuir a tributação federal sobre o nosso trabalho. Outra medida importante que deve ser tomada em breve pelas autoridades competentes é a dessoneração da carga tributária dos produtos e insumos odontológicos. Afinal, para que tantos tributos em cima de materiais necessários para garantir a Saúde do povo brasileiro?

A população precisa e deve ter condições de frequentar os consultórios odontológicos. Afinal, cerca de 30% das faltas ao trabalho são ocasionadas em virtude de problemas odontológicos diversos.

Hoje, graças à atuação constante das entidades de classe como a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) e Conselho Federal de Odontologia (CFO), a Odontologia é respeitada em todas as esferas de governo. Prova disso, foi a recente discussão em torno da lei do Ato Médico. Mesmo no Congresso Nacional, os direitos dos Dentistas foram mantidos, antes mesmo da referida lei ir para sanção da Presidência da República.

A força da Odontologia está na união daqueles que a praticam em seu dia a dia. Estima-se que hoje somos cerca de quatro mil Dentistas na Baixada Santista batalhando pela Saúde da população. Por esses dias de lutas e glórias, cumprimento todos os Cirurgiões-Dentistas brasileiros pela passagem de mais este 25 de outubro.

*Braz Antunes Mattos Neto é Cirurgião-Dentista, Mestre em Ortodontia, Sócio Fundador e Bemérito do Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região e Presidente Decano da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista- Regional APCD

Artigo A Tribuna Dia do Dentista 2013

Artigo A Tribuna Dia do Dentista 2013