Artigos, Blog, Notícias, Odontologia

Odontologia cada vez mais especializada

Braz Antunes Mattos Neto *

Neste 25 de outubro, Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, nos cabe mais uma vez exaltar a nossa alegria de transformar vidas, seja restaurando ao paciente a função mastigatória ou através da recuperação do sorriso, reinserindo o indivíduo socialmente. Temos a nobre missão de preservar e salvar vidas. Afinal, a pessoa sem Saúde Bucal não tem Saúde mesmo. Ela precisa ser plena! Não há saúde geral do nosso corpo se não houver Saúde Bucal, que só dividimos didaticamente, pois Saúde é uma só.

Erradamente, a Saúde Bucal sempre é posta em segundo plano e as visitas preventivas aos cirurgiões-dentistas diminuem muito nesses momentos de crise. É dever nosso alertar para os perigos deste tipo de atitude, que pode matar. Só de câncer bucal, a estimativa da Organização Mundial de Saúde até 2030 é atingirmos 10 milhões de mortes no mundo. Estudo mostra a estreita ligação entre infecções bucais, como a Endocardite Bacteriana, e doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, parto prematuro e até nascimento de bebês abaixo do peso. Sabemos hoje que os cuidados através da higiene bucal correta e a visita regular ao cirurgião-dentista, são essenciais para evitar várias enfermidades.

Dados recentes do Conselho Federal de Odontologia mostram que somos em 283.202 profissionais no país, sendo 167.226 mulheres e 115.976 homens. Isso corresponde a um terço dos profissionais do planeta e o país com maior número de cirurgiões-dentistas. Há tempos, nós profissionais da Odontologia, através de evidências científicas, divulgamos técnicas e informações com objetivos da prevenção através de ações e campanhas, tanto que se compararmos a geração de adolescentes e jovens adultos de agora que cuidam da saúde, por exemplo, com 20 anos atrás, é muito melhor. As exigências são outras, o que obriga o cirurgião-dentista brasileiro a estar na vanguarda, tanto que somos reconhecidos em todo o mundo como profissionais de excelência. A Odontologia contemporânea resolve problemas que no passado seriam impossíveis de serem solucionados. Prova disso é que o Conselho Federal instituiu recentemente a Acupuntura, a Homeopatia e a Odontologia do Esporte como especialidades.

É preciso investir em Educação e prevenção. Penso que quando as escolas possuíam em seus quadros dentistas era uma maneira interessante de promover a prevenção, uma vez que o dentista não ficava apenas no atendimento, mas estreitava relação com os alunos e famílias criando um elo mais próximo que fortalece a prevenção e melhora em um trabalho individual o coletivo da demanda de Saúde do Município. Se pudesse dar um conselho aos prefeitos da Baixada que estão assumindo em 2017 novos mandatos sugeria investir na prevenção à Saúde, de forma geral, dentro dos colégios.

Outra medida urgente de ordem federal é um programa de desoneração de impostos sobre os materiais odontológicos, pois a excessiva tributação reflete no consumidor e encarece o tratamento.

Cumprimento todos os colegas de profissão pelo conhecimento científico que nos norteia, pelo senso estético de um artista, pela destreza manual necessária a boa prática da Odontologia e a paciência de um monge por trabalhar em espaços de difícil acesso do corpo humano, de dimensões reduzidas e em condições adversas. Parabéns!!

* Braz Antunes Mattos Neto é diretor do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo para as Regiões de Santos e Registro

Artigo publicado em A Tribuna do dia 25/10/2016

tribuna-livre-dia-do-dentista-25102016