Notícias, Sindical/Porto

Vicente do Valle recebe o Título de Cidadão Santista

Conforme Decreto Legislativo nº 11/2010, de autoria do Vereador Braz Antunes Mattos Neto, a Câmara Municipal de Santos outorgou o Título de Cidadão Santista ao Sr. Vicente de Paulo Vieira do Valle, em Sessão Solene realizada na noite de ontem, 22 de setembro, na Sala Princesa Isabel.

Fizeram parte da Mesa de Autoridades o Vereador Carlos Antonio Gomes, que presidiu a Sessão; o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Assuntos Estratégicos, Márcio Lara, representando o Prefeito João Paulo Tavares Papa; o Presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra; o Presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm; o Diretor-Presidente do Grupo A Tribuna, Marcos Clemente Santini; e o Diretor-Superintendente Roberto Clemente Santini. O Vereador Braz conduziu o homenageado Vicente do Valle ao Plenário, sob aplausos.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o Vereador Braz proferiu o discurso de saudação. “A seriedade e o poder de decisão do Vicente, ao lado do seu estilo pragmático, certamente o levarão a outras realizações, a outros sonhos, a novas conquistas. É uma honra muito grande entregar a ele este Título de Cidadão Santista, que é por demais merecido e justificado.”

Antes do discurso mais novo Cidadão Santista, o jornalista Paulo Schiff proferiu algumas palavras emocionadas sobre o grande amigo-irmão Vicente. “O Vicente é um homem de visão, um empreendedor nato e, acima de tudo, uma pessoa muito solidária. Não conheço ninguém que tenha passado por uma situação difícil que ele tivesse conhecimento e não tenha ajudado”.

Vicente do Valle é Presidente da Ciesa S/A Indústrias Alfandegadas, Diretor Executivo da Ciesa S/A Comércio e Logística Integrados e Vice-Presidente da Associação Comercial de Santos. Em suas palavras, agradeceu à família, aos amigos, à Diretoria da CIESA S/A, à Diretoria da ACS e à sua assessoria. “Essa é a primeira homenagem que recebo na minha vida, e não pensei que fosse me sentir assim tão emocionado. Já me sentia integrado à Santos e à sociedade santista, pois quando me perguntavam de onde eu era sempre respondia – Sou de Santos. Agradeço à Câmara e ao Vereador Braz por me proporcionarem e esse momento tão especial”.

Emocionado, Vicente encerrou a Sessão Solene solicitando a todos que, juntos, fizessem uma oração dedicada aos seus pais e a todos àqueles que não puderam comparecer à solenidade.

Após o encerramento, foi servido um coquetel aos convidados no Salão dos Vereadores.

DISCURSO DO VEREADOR BRAZ ANTUNES MATTOS NETO NA SOLENIDADE DE ENTREGA DO TÍTULO DE CIDADÃO SANTISTA AO SR. VICENTE DE PAULO VIEIRA DO VALLE, EM 22 DE SETEMBRO DE 2010, NA SALA PRINCESA ISABEL, DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS.

Srs. e Sras……..

Existem pessoas que, em seu trabalho, não exercem somente uma atividade. Para elas, é a própria visão de vida que transparece e respira em cada movimento, em cada negociação, em cada planejamento, em cada conclusão. Na verdade, estas pessoas não negociam: antes, elas vivenciam a arte e o ofício de negociar.
Produzir, planejar, idealizar e concretizar são verbos conjugados com empenho e com esmero. Mas não se trata, como muitos podem pensar, de fazer bem o seu trabalho, somente. O que acontece é que estas pessoas, mesmo quando não falam muito a respeito ou quando não revelam detalhes, estão pensando no amanhã.
Pois pensam na façanha mais preciosa e mais fundamental dos nossos dias: conquistar o futuro! Essa conquista, verdade seja dita, jamais será algo individual, mesmo que seja fruto do esforço e da concentração pessoal. Porque debaixo do maior nível de seriedade e retidão, sempre haverá aquela saudável e recomendável preocupação com os destinos de toda a comunidade e do local que essas pessoas escolheram para viver. A felicidade individual, disseram ao longo dos tempos os poetas, os filósofos e os profetas, só pode ser completa quando há igualmente um sentimento de felicidade comunitária.
Empreender não é somente uma forma de ganhar a vida e sustentar a família. É também uma maneira de vivenciar saborosamente a aventura de dar um sentido maior à existência. Saber, no nosso íntimo, que criamos alguma coisa relevante a partir do nosso esforço, do nosso pensamento, do nosso suor, das nossas ideias.
Hoje, nesta noite, festejamos e homenageamos alguém que é o exemplo vivo e marcante de todas estas qualidades citadas, e muito mais. Hoje, Santos e seu Povo recebem, oficial e calorosamente, um novo santista de fato e de direito. Pois estamos praticando um ato de inteira justiça ao conceder, com uma imensa honra e grande satisfação, o Título de Cidadão Santista ao Sr. Vicente de Paulo Vieira do Valle.
A concessão desta honraria foi aprovada por unanimidade pelos 17 vereadores da Câmara Municipal de Santos, a partir, modestamente, de um projeto de minha autoria e que, ao ser promulgado, transformou-se no Decreto Legislativo nº 11, de 13 de maio de 2010.
Meus senhores, minhas senhoras, meus amigos: acredito firmemente que a primeira operação logística da família Valle foi a transposição da Serra do Mar, naquele distante ano de 1965. A segunda e mais duradoura operação foi, sem sombra de dúvida, pensar no desenvolvimento de Santos e da Baixada Santista, preocupação que não se apagou em instante algum. E que ainda irá perdurar por muito tempo.
Como o tempo sempre terá que passar, Vicente chegou aos 50 anos de idade. Bem vividos, com certeza, com muitas realizações. É filho de Waldir Ferreira do Valle e de Maria de Lourdes Vieira do Valle, a quem tive a suprema honra de outorgar também o Título de Cidadã Santista, em 23 de novembro de 2005, pessoa de inegáveis predicados e de dedicação extrema às causas sociais da Baixada Santista. Na verdade, Maria de Lourdes ensina caridade na terra da caridade e da liberdade…
Vicente é pai do Marcelo, do Marcos e do Miguel e esposo da Bruna, além de ter como irmã a Isaurinha. Essa é exatamente uma das principais características da sua personalidade: a extrema dedicação à família e o imenso carinho que dedica aos familiares.
Além disso, é solidário, muito organizado e, geralmente, emocional. E preza as suas amizades, acima de todas as coisas.
Formado em Administração de Empresas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo – FMU -, especializou-se em Comércio Exterior e Marketing. Há 30 anos atua na área de Comércio e Logística.
A vida profissional começou em 1976, na Companhia Brasileira de Entrepostos e Comércio – Cobec. Em 1977, trabalhou na Companhia Comissária Alberto Bonfiglioli e em 1978 foi transferido para a trading do Grupo Bonfiglioli, a CICA, aonde ficou até 1982.
E há 28 anos resolveu fundar a Ciesa. Hoje, consolidada, a holding da família do Valle compreende três empresas e seis divisões distintas, sob a presidência de seu pai Waldir . Vicente e a irmã Isaura são diretores e o Conselho é formado pelos três a mais a sua mãe, Maria de Lourdes. A célebre Usisal, empresa pioneira na Baixada Santista, atualmente atua com arrendamentos imobiliários e Vicente é o procurador da família do Valle.
Inicialmente, a Ciesa atuava nos setores alimentício e químico, principalmente com granéis sólidos e carga seca. A ampliação das suas operações a levou para a área de transportes. Conjugando interesses, a empresa desenvolveu uma completa estrutura operacional, passando a prestar serviços de logística.
A visão renovadora do empresário capacitou a Ciesa para prestar serviços de planejamento, implantação, instalação e operação a outras empresas, dentro de um novo universo que surgia: as chamadas indústrias alfandegadas. Hoje, são caracterizadas pelo nome de Centros Logísticos Industrias Aduaneiros, instrumento modernizador das operações de importação e exportação, que gera ainda a redução dos custos portuários.
A palavra chave de tudo é a própria definição de uma faceta peculiar da personalidade do Vicente: agilidade. Pois é exatamente pensando nas formas de agilizar as operações portuárias e as questões aduaneiras, que defende a instalação dos CLIAs. Em razão da influência e incentivo do meu amigo Vicente, foi criada na Câmara Municipal de Santos uma Comissão Especial que trata especificamente das questões relativas aos CLIAs, presidida por este Vereador.
Os Centros Logísticos, da forma como são pensados pelos empresários mais conscientes, são vistos como uma forma necessária de impulsionar as operações de carga e descarga e, inclusive, de transformação de matéria prima e exportação de produtos acabados, agregando valor e importância com os condomínios alfandegados
A receita básica é esta: menos burocracia e mais praticidade. Parece ser uma receita adequada a todo o Brasil, para todos os setores de atividade…
A atuação de Vicente do Valle nesta área o levou a se unir com outros empresários de destaque na nossa Região, comungando pensamentos e objetivos. E foi assim que a chapa de oposição ganhou as eleições para a Diretoria da histórica e influente Associação Comercial de Santos, em 2009, tendo como novo Presidente o empresário do setor cafeeiro Michael Timm.
O Vice-Presidente da entidade é exatamente o Vicente do Valle. Que, além disso, é membro do Conselho da Autoridade Portuária – CAP.
Os novos dirigentes trouxeram a proposta de dinamizar todas as áreas da Associação Comercial, abrindo novos horizontes para o empresariado, dentro de uma visão mais participativa e ativa.
A seriedade e o poder de decisão do Vicente do Valle, ao lado do seu estilo pragmático, certamente o levarão a outras realizações, a outros sonhos, a novas conquistas. Pois recusar-se a avançar e sonhar pode tornar a vida muito estagnada. Deixar de almejar um futuro melhor torna o coração mais amargo e a mente fechada para novos conhecimentos e novas descobertas.
O Vicente que eu conheço é exatamente ao contrário. Por tudo isso, declaro que é uma honra muito grande entregar este Título de Cidadão Santista, que é por demais merecido e justificado.

Parabéns, Vicente!

Muito obrigado a todos.

Braz Antunes Mattos Neto
Vereador – PPS.
2ºVice Presidente da Câmara Municipal de Santos.