Ações, Blog, Moções, Notícias, Saúde

Braz apresenta Moção de Apoio aos profissionais da Fonoaudiologia

Após a participação na Tribuna Cidadã da Delegada do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 2ª Região, Maria Cecília Pacheco Morel, o Vereador Braz Antunes apresentou uma Moção de Apoio à reivindicação da categoria, que luta pela jornada de 30 horas semanais, na Sessão Ordinária desta segunda-feira (22).

Desde 2003 tramita no Congresso Nacional o Projeto que trata da jornada de trabalho dos profissionais da Fonoaudiologia, que trabalham com duas áreas fundamentais para o ser humano: a comunicação oral e escrita e as funções neurovegetativas.

Presidente da Comissão Permanente de Saúde, o Vereador Braz foi procurado por uma comissão de Fonoaudiólogas, incluindo a Delegada Maria Cecília. Braz sugeriu que ela fizesse uso da Tribuna Cidadã, para sensibilizar e informar os demais Vereadores, mídia e sociedade em geral sobre o pleito. Por isso, o Conselho solicitou o apoio da Câmara de Santos para que entre em contato com os senadores e ressalte a importância de se enviar com brevidade o projeto para votação.

O Vereador Braz pediu o irrestrito apoio dos colegas parlamentares após a leitura da Moção de Apoio. “A Fonoaudiologia é importantíssima para a comunicação do ser humano. Está intimamente ligada à minha profissão, a Ortodontia; tive um contato maior com os profissionais dessa área quando lecionei no curso da Fundação Lusíada e reconheço que eles devem ser devidamente valorizados”, relatou o Vereador.

Segundo Maria Cecília, apesar de a profissão ter sido regulamentada em 1981, a Lei 6965 não estipulou a jornada máxima de trabalho dos fonoaudiólogos, deixando “uma lacuna importante no que se refere a assegurar a qualidade de vida do profissional frente ao desenvolvimento desta natureza de trabalho, geralmente de alta complexidade, ocasionando grande esforço físico, mental e emocional quando numa jornada superior a 30 horas semanais de serviço”, explicou.