Nossa região, Notícias

Abraço ao Consulado Português

No mês de junho, personalidades e políticos santistas realizaram um movimento a favor da permanência do Consulado de Portugal em Santos, o “Abraço ao Consulado”.
O Vereador Braz, que é descendente de portugueses, também esteve lá apoiando o movimento.
“Uma cidade como Santos, que é referência na Baixada Santista e tem tantos descendentes de portugueses, não pode perder o Consulado. Solicitamos através de carta até ao Presidente de Portugal, Cavaco Silva, que impeça o fechamento do consulado em nossa Cidade”.
Carta publicada na “Tribuna do Leitor”, Jornal A Tribuna, em 11 de maio de 2006:
A simples ameaça do fechamento do Consulado de Portugal em Santos é motivo de sérias preocupações. Mesmo que, como acredito, a medida termine não se concretizando, é preciso deixar claro que não só os portugueses e seus descendentes – entre os quais me incluo- deixarão de ser atendidos como devem e merecem. Trata-se também de preservar parcela significativa da História da Baixada Santista, marcada eternamente pela presença e pela cultura lusitana. Não sem razão, recentemente o agora Presidente de Portugal, Sr. Cavaco Silva, durante sua campanha eleitoral, veio a Santos manter contatos com os portugueses e seus descendentes. Com muita honra e satisfação, estive presente em uma das solenidades agendadas, ocasião em que tive a oportunidade de manter um pequeno diálogo com o então candidato à Presidência. Fato que evidencia a importância da Região quando se trata de representatividade. Por tudo isso, devemos permanecer alertas e unidos em torno da manutenção do Consulado. Pois o fechamento seria como se cortassem o elo de ligação de milhares de pessoas com as suas raízes e origens, com suas crenças e sua formação.