Notícias, Odontologia

Guarujá inaugura Centro de Especialidades Odontológicas

Fonte: Priscilla Radighieri
Agora a população do Guarujá tem mais um motivo para sorrir: no dia 3 de agosto foi inaugurado na Rua Marivaldo Fernandes, 275, Vila Júlia, o segundo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Baixada Santista, que aumentará o número de atendimentos em saúde bucal para a população carente.
O CEO do Guarujá vai oferecer tratamentos de canal (endodontia), de doenças da gengiva (periodontia), cirurgia oral menor, biópsias, com destaque para a detecção do câncer de boca, próteses dentárias e atendimento a pacientes com necessidades especiais. Para ser atendido, o munícipe deve antes passar por consulta em uma Unidade Básica de Saúde, para então ser encaminhado ao CEO pelo Cirurgião-Dentista, de acordo com a especialidade de cada caso.
Os Centros de Especialidades Odontológicas chegaram à Baixada por iniciativa do Vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS), que em julho de 2005, após o 13º Congresso Internacional de Odontologia do Litoral Paulista (CIOLP), alertou a todos os municípios da Região a possibilidade – e a necessidade – de instalação dos CEOs através de parceria com o Governo Federal. Na época Braz presidia a Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos, São Vicente e Região da Costa da Mata Atlântica (ACDSSV).
Em novembro de 2005 foi inaugurado em Santos o primeiro CEO da Região, na Zona Noroeste. E no final de 2006 será inaugurado o terceiro, na Avenida Conselheiro Nébias. “O Brasil Sorridente é o maior e melhor programa de saúde bucal para a população carente criado no País até hoje. E as estatísticas com relação aos cuidados com a saúde bucal do brasileiro são alarmantes: 28 milhões nunca foram a um consultório odontológico”, destaca Braz.
As unidades do CEO requerem das prefeituras um investimento inicial para a adequação física do imóvel onde o serviço funcionará, alem do incentivo financeiro do Ministério da Saúde de 40, 50 ou 80 mil reais, de acordo com o número de cadeiras. Após a inauguração, o Ministério envia um repasse mensal cujo valor também é relacionado ao tipo do CEO. No caso de Santos e Guarujá, o incentivo inicial foi de 50 mil reais e o repasse para o custeio das atividades é de 6,6 mil reais mensais para cada CEO.
De acordo com o Coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, existem aproximadamente 400 CEOs em todo o Brasil, sendo 68 no Estado de São Paulo. O Vereador Braz Antunes não esconde a alegria de ver o resultado de seu empenho: “É ótimo que os prefeitos da nossa Região estejam percebendo a importância do CEO para a saúde bucal da população. Além de tornar acessíveis serviços que não eram disponíveis na rede pública, como prótese e prevenção do câncer bucal, por exemplo, o CEO desafoga o atendimento nas unidades básicas de saúde”.