Notícias, Odontologia

Presidente do CROSP recebe Medalha Braz Cubas

Fonte: Priscilla Radighieri
Conforme Decreto Legislativo nº 23/2010, de autoria do Vereador Braz Antunes Mattos Neto, a Câmara Municipal de Santos outorgou na noite de ontem, em Sessão Solene na Sala Princesa Isabel, a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas ao Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Dr. Emil Adib Razuk.

Estiveram presentes diversas Autoridades e profissionais da Odontologia. Fizeram parte da Mesa de Autoridades o homenageado, Dr. Emil Razuk, o Vereador Braz Antunes Mattos Neto, o Coordenador de Saúde Bucal do Município, Dr. Vinícius André Silva Rezende, representando o Prefeito João Paulo Tavares Papa; o Delegado Seccional de Santos e Região do CROSP, Dr. José Mário de Mattos Baldo; o Presidente da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista, Dr. José Luiz Negrinho; e o Presidente do Sindicato dos Odontologistas de Santos, Dr. Fábio Luiz Mendes Baptista.

O Vereador Braz, autor da propositura, fez o discurso de saudação. “Sinto-me imensamente honrado em entregar essa Medalha ao querido amigo e colega Dr. Emil Razuk, em nome da Câmara Municipal de Santos. Tenho enorme respeito e admiração pelo Dr. Emil pelo belíssimo trabalho que realiza à frente do CROSP, em defesa das causas da Odontologia e das questões de interesse dos profissionais da área. Ele é, sem dúvida, o maior presidente que o Conselho já teve”, comenta o Vereador, que é Cirurgião-Dentista.

Após a entrega da Medalha, o Dr. Emil Razuk fez o discurso de agradecimento. O Presidente do CROSP agradeceu ao Vereador pela inciativa e agradeceu a todos os profissionais pela luta conjunta em defesa dos interesses da classe odontológica.

DISCURSO DO VEREADOR BRAZ ANTUNES MATTOS NETO (PPS) NA SOLENIDADE DE ENTREGA DA MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO BRAZ CUBAS AO DR. EMIL ADIB RAZUK, NA SALA PRINCESA ISABEL, DA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS, EM 14 DE SETEMBRO DE 2010.

Meus Senhores e Minhas Senhoras….

Para que tenha a devida relevância social, o conhecimento necessita ser utilizado de forma adequada e generosa para levar bem estar à população, democraticamente. É por esta razão, essencialmente, que considero que todos os trabalhadores da Saúde, em suas variadas especialidades, executam uma função que, em sua natureza, é essencialmente política.

Haverá ação mais política do que a de cuidar da qualidade de vida, do equilíbrio do organismo, da promoção da Saúde, para que, a partir daí, cada cidadão tenha plenas condições de agir e de exercer o seu sagrado livre arbítrio?

Creio que inclusive o Ministério da Saúde deveria informar constantemente: promover ações de Saúde, individuais ou coletivas, é fazer política em seu mais alto nível.

Como Cirurgiões-Dentistas, cuidamos com imenso zelo e dedicação da Saúde dos nossos pacientes. Aprendemos novas técnicas, utilizamos a mais avançada das tecnologias, temos acesso a descobertas recentes e materiais de última geração. Constatamos o avanço superlativo da Odontologia e convivemos, em nossa área, com o mais absoluto respeito do Mundo: a Odontologia brasileira é, sem dúvida, uma das mais conceituadas do Planeta.

Mas ainda não executamos em sua plenitude a missão obrigatória de promover mais e melhores indicadores de Saúde Bucal. O Brasil ainda é um País com imensas carências na Saúde, e nós todos temos que nos conscientizar de que somos homens da Saúde e que Saúde é uma coisa só, global, de caráter geral. Nós os trabalhadores em Saúde de nível universitário, representamos menos de um por cento da população, mas temos a mais trabalhosa das missões: levar Saúde integral ao nosso povo.

Saúde, meus amigos, leva à consciência social, que leva à cidadania. Se alguma coisa de importante aprendi como político, esta verdade é uma das mais valiosas.

Nos últimos tempos, felizmente, as condições gerais de Saúde Bucal do brasileiro melhoraram muito. Estamos avançando, estamos no caminho certo, graças a Deus e ao esforço pioneiro de pessoas que escolheram como meta suprema das suas vidas a orientação e ajuda à comunidade e, ao mesmo tempo, aos Profissionais, em busca da tão almejada qualidade básica de vida. Qualidade que é essencial para o pleno desenvolvimento das potencialidades de cada ser humano, de cada irmão
nosso, de cada cidadão.

Hoje, meus amigos, eu tenho a firme e forte convicção de que estamos reunidos aqui para saudar uma destas pessoas que tanto fizeram, continuam fazendo e ainda farão muito pela Saúde do povo brasileiro. E também para celebrar a amizade, a lealdade, a admiração, a liderança.

Pois esta tarefa grandiosa só pode ser levada em frente se tivermos líderes de verdade, a nos indicar caminhos, a nos aconselhar e alertar, a formular boas estratégias, a nos ensinar a ter persistência e a usar o conhecimento de maneira corajosa, despojada, engajada e esclarecida. Esses atributos são apenas uma pequena faceta da personalidade e da atuação do Dr. Emil Adib Razuk, a quem tenho o imenso e recompensador prazer de homenagear esta noite.

Existem no currículo do Dr. Razuk inúmeros feitos da mais alta relevância, o que o tornam certamente um nome de referências para toda a Odontologia brasileira. E estas realizações devem ser sempre lembradas e exaltadas. Mais, para mim, existem também ações que a maioria das pessoas poderia considerar como “muito simples”; mas que para nós, seus colegas de Profissão, ganham uma outra dimensão: com toda a importância, o Dr. Razuk, um dos mais respeitado dirigentes classistas do País, ainda encontra tempo para atender pacientes em seu consultório, diariamente, aos 74 anos de idade e 53 de profissão.

Eu repito: para mim, continuar exercendo a Odontologia diariamente, apesar de ocupar um cargo que exige dedicação acima de tudo, é uma das maiores qualidades que um Cirurgião-Dentista pode ter.

Meus Senhores e Minhas Senhoras:

A “Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas” é a maior distinção conferida pela Câmara Municipal de Santos. Leva o nome do fundador desta Cidade histórica, de tantas tradições, de tantas lutas, de ações vanguardistas, pioneiras. Esta é a Terra da Liberdade e da Caridade, esta é Terra de José Bonifácio de Andrada e Silva. Como Vereador, tenho o costume de valorizar muito a concessão desta honraria, escolhendo apenas homens e entidades que tenham, de fato, um trabalho que modifica e engrandece a Sociedade.

Ninguém se encaixa mais nesta formulação do que o Dr. Emil Adib Razuk.

Por esta razão, com grande honra apresentei o Projeto que, após aprovação unânime, tornou-se o Decreto Legislativo nº 23 , de 5 de agosto de 2010.

Formado em 1957 (e nesta época eu estava gloriosamente caminhando para comemorar o meu primeiro ano de vida….), pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara, aperfeiçoou suas qualidades nos Institutos de Estomatologia das Faculdades de Medicina das Universidades de Paris e de Bordeaux. É especialista em Odontopediatria e Ortopedia Funcional dos Maxilares.

Foi Presidente da Associação Latino Americana de Odontopediatria e da Associação Brasileira de Odontopediatria, durante cinco biênios. Foi Diretor do Serviço Dentário Escolar do Governo do Estado de São Paulo, quando implantou o programa de bochechos fluorados.

Elegeu-se Deputado Estadual em 1974, com 33.366 votos. Em 1976, o parlamentar Razuk apresentou o Projeto de lei que instituía a fluoretação das águas de abastecimento público, o qual acabou sendo publicado em 1977, na forma de decreto pelo Governo do Estado, integralmente, e que está em vigor até hoje.

O Dr. Razuk foi Diretor do Departamento de Assistência ao Escolar do Governo do Estado, de 1979 a 1982; e Diretor do departamento de Saúde Escolar da Prefeitura de São Paulo de 1986 a 1989.

Foi considerado “Especialista de Notório Saber” pelo Conselho Universitário da USP, é Cidadão Paulista e Cidadão Honorário de onze cidades.

Tornou-se Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo de 1988 a 1996, completando quatro biênios; e de 2001 a 2003, sendo reeleito para o biênio 2003/2005 com 91,17% dos votos. Em 2007, nova reeleição, fato que se repetiu em 2009.

Lutou sem tréguas para por fim à intervenção no CROSP e também para recuperar verbas separadas erroneamente pelo CFO.

Formulou e organiza desde 2003 o Programa e Concurso “A Saúde Bucal”, do qual participam escolas estaduais, municipais e particulares, reunindo mais de cinco milhões de alunos. É considerado pela UNESCO como o maior programa pedagógico de Saúde Bucal do Mundo !

O Dr. Razuk tem sido, para minha completa felicidade, muito generoso para com a Baixada Santista. Além de ser uma pessoa absolutamente solidária e transparente, tem dado suporte às principais lutas
da Categoria dos Cirurgiões-Dentistas e, em especial, a este Vereador e Dirigente Classista. Foi assim, por exemplo, na questão da isonomia salarial no valor dos plantões, em Santos; na redução do ISS junto às Prefeituras e na apresentação de propostas para reduzir a demanda reprimida no atendimento. Mantém frequentes contatos com as Coordenadorias de Saúde Bucal da Região e promove a magnífica campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, sendo Santos a primeira cidade a ser escolhida após a Capital. Regularmente, pressiona, com todo o respeito, os Senhores Prefeitos Municipais, em busca de melhorias para a Categoria. Tivemos em agosto o Simpósio sobre Convênios Odontológicos e, mais uma vez, Santos foi a primeira cidade a receber este encontro após a Capital.

Desde 2002, temos um projeto que visa unir fisicamente a Delegacia do CROSP da Região, com a Associação dos Cirurgiões-Dentistas da Baixada Santista, o Sindicato dos Odontologistas e a Associação dos Protéticos Dentários. Com a colaboração do Dr. Emil, certamente levaremos essa ideia em frente.

O Dr. Razuk foi fundamental na intermediação da instalação dos Centros de Especialidades Odontológicas -CEOs-, na Baixada Santista, que é um dos meus maiores orgulhos, modestamente. Hoje, temos dois em Santos, um em Peruíbe, um em São Vicente, um em Guarujá e um em Cubatão, beneficiando de forma expressiva a população mais carente e necessitada da nossa Região, e ainda expandindo o mercado de trabalho para os Cirurgiões-Dentistas, Protéticos Dentários, Auxiliares em Saúde Bucal – ASBs- e Técnicos em Saúde Bucal – TSBs.

Além disso, conseguiu levar à população uma grande campanha publicitária institucional, exibida pela televisão – na Rede Globo ! – e em out doors nas principais estradas do Estado.

Mas o essencial, para nós, é que sempre podemos contar com o Dr. Razuk, que faz o possível – e às vezes até o impossível- para atender os nosso pedidos e reivindicações. É que o Dr. Razuk faz questão de honrar sempre a importância de ser solidário.

Por tudo isso, dou os meus mais sinceros parabéns ao Dr. Razuk, meu amigo de todas as horas, e faço questão de lembrar que, hoje, sou eu quem tenho de dar o meu muito obrigado, pela honra de recebê-lo nesta Casa e oferecer esta premiação.

Muito obrigado a todos.

Braz Antunes Mattos Neto
Vereador – PPS.
2º Vice Presidente da Câmara Municipal de Santos.